
Entre janeiro e junho de 2025, o município de Cruzeiro do Sul registrou impressionantes 282 casos de violência doméstica. Os dados foram repassados pelo Ministério Público do Acre (MPAC) através do Painel de Acompanhamento de Registro de Violência. O número é assustador e significa mais de um caso deste tipo de violência registrado diariamente na segunda maior cidade do Acre.
Os números são preocupantes e revelam a necessidade da promoção de políticas públicas para o enfrentamento a violência contra a mulher, já que a cidade fica atrás apenas da capital, Rio Branco, em relação às estatísticas.
Vale destacar que os índices apresentados são referentes aos casos em que as vítimas criam coragem para denunciar os agressores. Porém, existem situações em que por medo de perder a vida ou ameaças a alguém da família, muitas mulheres não procuram ajuda e acabam não denunciando os criminosos. O que leva a crer que as estatísticas oficiais estão longe do número real de agressões dentro das residências.
Em todo o estado foram registrados 2.981 casos no primeiro semestre, um aumento de 4,89% referente ao mesmo período do ano passado. Os números são assustadores e carecem de uma atenção especial por parte das autoridades.