Rio Branco, 1 de novembro de 2025.

TJ-ACRE-Eleicoes_PAZ5-1250x200.jpeg

Luta pelo sonho: Jovem acreano se destaca no Jiu-Jitsu e pede apoio para disputar evento internacional

Saimon consquistou título estadual na semana passada e precisa de ajuda para disputar competição internacional: Foto Arquivo pessoal

O Jiu-Jitsu tem ganhado bastante destaque no estado do Acre. A arte marcial e esporte de combate de origem japonesa tem alcançado públicos cada vez mais jovens. Um exemplo é o Saimon da Cunha Silva, de 16 anos, e que pratica o esporte há cerca de 3 anos.

O atleta de Tarauacá começou a praticar Jiu-Jitsu através de um amigo que sempre o incentivava, além do seu mestre e treinador. “Sempre falam para eu não me envolver com coisas erradas e sempre dar o meu melhor em tudo”, compartilha com alegria.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Saimon treina duas vezes ao dia na academia Samurai Gold Team e afirma que consegue conciliar bem a rotina de estudos e treinos.

“Eu treino junto com meu mestre João Herbert e estou sempre em busca de melhoras. Consigo conciliar muito bem a escola com o treinamento e não sou um péssimo aluno”, diz com firmeza.

A dedicação e disciplina em seus treinamento já tem apresentado frutos importantes para a trajetória de Saimon. No último sábado, 25, o acreano conquistou o título absoluto no Open Jiu-Jitsu, em Rio Branco, se destacando entre os vários talentos das diversas regiões do estado.

“Minha preparação para esse campeonato foi muito boa. Todo dia que passa eu estou sempre em busca de melhorias através do meu Jiu-Jitsu”, comenta o jovem atleta.

Apesar de estar evoluindo de forma bastante positiva no esporte, Saimon também enfrenta desafios e dificuldades em sua caminhada. Entre os principais impasses está o desafio na busca de parcerias e patrocínio.

“Nós, atletas, precisamos de incentivo não só dos nossos familiares e amigos, mas também da população. Eu moro em Tarauacá, no interior do Acre, e ser atleta do interior é complicado devido a distância das competições que acontecem em Rio Branco, São Paulo ou outros países. Apesar dessa questão da distância, a principal dificuldade para poder competir está na busca de patrocínio e passagem”, desabafa.

Apoio para a competição mundial

O jovem atleta vai participar do c que acontece entre os dias 27 a 30 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. O evento é organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) e pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).

O campeonato atrai atletas de diferentes estados do Brasil, além de participantes de dourados países também. Para Saimon, poder participar de uma competição desse nível será a realização de um dos seus sonhos.

“A expectativa está muito boa. Para isso acontecer, eu estou em busca de patrocínio e apoio que possam me ajudar a realizar meu sonhos. Se Deus quiser, no futuro vocês vão ver um grande campeão aí fora, representando a nossa cidade Tarauacá e o nosso estado do Acre”, afirma com convicção.

O atleta é faixa azul no Jiu-Jitsu e vai competir nas categorias juvenil e absoluto. Mas, para conseguir realizar esse sonho e representar o estado, Saimon precisa de ajuda com as passagens, inscrição e estadia.

O esporte é uma ferramenta essencial para mudar a realidade e melhorar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Para apoiar o jovem atleta e, principalmente, incentivar ainda mais o esporte, basta entrar em contato com o mestre de Saimon, o João Herbert, através do número de contato (68)99951-8197. Mais informações sobre a trajetória do jovem atleta podem ser conferidas em seu Instagram @saimon_silva_bjj.

Compartilhe em suas redes

Detran 1200 x 250