Neste sábado (10), o mutirão Opera Acre entra em seu segundo e último dia no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, com a meta de concluir mais 100 cirurgias de catarata, somando-se às quase 100 já realizadas com sucesso na sexta-feira (9).

A ação, organizada pelo governo do Estado do Acre, ganhou um reforço político e operacional com a atuação conjunta do deputado e médico oftalmologista Eduardo Velloso e da deputada estadual Maria Antônia, parceiros no mutirão de oftalmologia. Juntos, eles lideram uma força-tarefa que já restituiu a visão de centenas de pacientes em todo o Acre.
Na sexta-feira, o ritmo foi intenso, as equipes médicas trabalharam por mais de 12 horas para atender moradores de Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia. Entre os pacientes operados estava o pequeno Alan, de apenas 10 anos, que se emocionou e emocionou toda a equipe antes de entrar na sala de cirurgia. Alan estava sem a visão de um dos olhos, que foi restituída após a cirurgia. (veja o vídeo abaixo)
Para este sábado, a expectativa é que outras 100 pessoas sejam submetidas à cirurgia de catarata, encerrando o mutirão com números simbólicos: 200 olhos operados, 200 vidas transformadas.
Velloso reforçou o seu compromisso pessoal e de mandato por uma saúde de qualidade para todos os acreanos. “Enquanto houver filas, estarei de jaleco. Mas sonho com o dia em que todo acreano terá acesso a uma consulta ou cirurgia oftalmologista sem precisar de mutirão”.