Rio Branco, 19 de maio de 2025.

Sem Fronteira

Caravana “BR-364 Pede Socorro” cruza estado do Acre por melhorias na rodovia

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 13, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Nicolau Júnior (PP), falou sobre a caravana “BR-364 Pede Socorro”, que tem como objetivo buscar melhorias para a condição da rodovia que tem influência econômica e social para o estado.

Presidente da Aleac anuncia caravana para o próximo dia 5 de junho: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“O motivo é realmente a situação da BR-364: a condição, o impacto social que está tendo nessa BR, o impacto econômico, porque quem sofre com isso é a população, que precisa sobreviver de modo geral. Essa preocupação, de forma geral, é levar essa sensibilidade ao governo federal também”, destacou o presidente da Aleac.

A caravana sai dia 5 de junho de Rio Branco e segue até Cruzeiro do Sul. Conforme o presidente, a BR-364 também tem impacto no setor da saúde, já que muitas pessoas saem do interior e seguem para a capital em busca de tratamento. Ele destacou também que foram convidados todos os deputados federais e senadores do Acre.

“Tem mais de 20 anos que a imprensa — eu, como político, acompanho — mostra a situação dessa estrada. Então, praticamente ninguém aguenta mais falar nesse assunto. O que a gente quer é um trabalho certo, definitivo nessa estrada, a partir deste ano: manutenção, reconstrução, como o governo federal e o DNIT estão colocando que vai iniciar ainda este ano. A gente sabe que é uma obra do governo federal, mas a Assembleia tem essa participação em obras e assuntos importantes sobre o nosso estado”, explicou.

O presidente apontou que o tempo de transporte, de carro, de Tarauacá até Rio Branco, pela BR-364 tem 10 horas de duração. Além de ter uma quantidade considerável de carros que passam por ela constantemente.

“E enquanto ela (BR-364) não estiver realmente em boas condições, a gente vai continuar cobrando. E quem é deputado federal e senador tem que estar unido para ajudar essa estrada. A gente pede isso porque é uma obra que liga todo o Acre. É uma obra importante economicamente. São mais de 700 veículos que andam nessa estrada. Se não fosse esse estado ruim, pode ter certeza que andariam muito mais. Seria uma estrada muito mais movimentada e que ajudaria ainda mais esses municípios economicamente”.

A partir dessa caravana, o presidente enfatizou que serão cobradas a fiscalização e a manutenção da estrada. “Então, ninguém vai se cansar de cobrar. É justamente isso que a gente quer: que seja uma fiscalização, que seja uma manutenção de forma mais séria. O Acre tem que estar unido. A gente pede essa união também da bancada federal, pede sempre essa sensibilidade do governo federal, mais atenção para essa estrada, porque aqui tem vários brasileiros que precisam sobreviver”, ressaltou.

Esta é a segunda edição da caravana, a primeira foi realizada em junho de 2023.

No vídeo abaixo, o presidente da Aleac fala sobre a caravana.

Compartilhe em suas redes

Contem Vida