Com um início meteórico no boxe, Madson Rafael, um jovem atleta acreano, vem dando seus primeiros passos na “nobre arte”, como é chamado o esporte.
Morador do município de Bujari, Madson tem 21 anos, é filho da professora Leudimara Martins e do artista Mardilson Torres. Recentemente, conquistou o título de campeão em São Paulo do AGKB 14, evento nacional de boxe amador da Associação Guarulhense de Kickboxing, após vencer Gregory Ramos na categoria até 84kg, Madson começa a chamar a atenção do esporte e desponta com um futuro promissor nacionalmente.

O início no boxe foi há cinco anos e motivado pelo bullying. “Minha trajetória no boxe começou quando eu tinha 16 anos. Eu sofria bullying por está acima do peso. O mestre Índio viu que eu tinha talento e na primeira semana que eu comecei a treinar lá, ele já me chamou pra lutar em um evento, treinamos por dois meses. Lutei contra um cara bem mais experiente, na época o outro tinha 28 anos e eu tinha acabado de completar 17. Mesmo assim, saímos com a vitória. De lá pra cá, as coisas foram acontecendo”, conta Madson.
A principal dificuldade do início de carreira foi a falta de patrocínio. Sem apoio, Madson conta que precisava acordar de madrugada, já que os treinos acontecem em Rio Branco. “Eu acordava às 4h30 para preparar minha marmita e sair do Bujari para chegar ao Centro de Treinamento. Passava o dia inteiro lá no CT, treinando e dando aula. só chegava de volta em casa às nove da noite”, diz.
A dedicação nos treinamentos e o talento nos rinques começaram a despertar a atenção pelo lutador acreano. Em 2023, Madson teve a oportunidade de treinar no CT do Corinthians, em São Paulo, sob a orientação do ex-atleta olímpico, Washington Silva. Após uma luta de teste, ele foi convocado para compor a equipe no ano passado.
Na última luta, Madson enfrentou em Guarulhos (SP) um atleta experiente, Gregory Ramos, que já treinou com o ex-campeão mundial de Boxe, Acelino Popó Freitas. Madson saiu vitorioso.
O atleta foi recebido com uma grande festa em Bujari, com uma carreata e recebendo o carinho da população. Durante o desfile em carro aberto, Madson mostrava, orgulhoso, as bandeiras de Bujari e do Acre.
Agora, o lutador se prepara para um novo desafio que pode ser uma “virada de chave” em sua carreira e na projeção nacional de seu nome no boxe brasileiro. Madson está se preparando para ir treinar no Rio de Janeiro com nomes respeitados nacionalmente. “Agora os próximos passos é ir pro Rio de Janeiro treinar com o Wendel Almeida, que o atual atual campeão do Shooto Brasil. Também recebi um convite pra poder treinar na equipe de boxe da Marinha junto com o ex-campeão mundial de MMA, José Aldo”, explica.
Madson conta que tem certeza que ainda vai fazer o Acre brilhar no boxe nacional. “O que eu sempre prometi é me dedicar muito para poder mostrar o valor do boxe acreano. O incentivo das pessoas da minha cidade, a recepção que tive agora eu voltei de viagem depois da minha vitória é combustível para eu continuar treinando muito forte e conquistar vitórias e títulos”.