Rio Branco, 28 de maio de 2025.

Sem Fronteira

Comunidade do Adalberto Aragão ganha Unidade Básica de Saúde reformada e com oferta de novos serviços

A unidade de saúde Francisco Caetano da Silva foi reinaugurada nesta segunda-feira, 26, no bairro Adalberto Aragão. Entre os serviços que a unidade vai oferecer estão atendimento médico, de enfermagem, de odontologia, de vacinação e também de farmácia.

Uma das novidades é o atendimento de odontologia: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

A coordenadora da unidade, Beatriz Lopes, explica que os atendimentos já começaram nesta segunda-feira.

“Hoje nós já temos atendimento médico pela manhã e pela tarde, já tem gente agendada. Temos atendimento da farmácia que já está atendendo o normal, vai ter as vacinas, estamos só esperando chegar o carro com a vacina e também atendimento da enfermagem”, complementa.

Na cerimônia compareceram o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o secretário de saúde, Renan Biths. A ação faz parte de um cronograma de entrega da prefeitura durante o mês de maio.

O secretário de saúde destaca que a reinauguração é continuação ao programa de reestruturação das unidades de saúde da capital.

“É um programa que vem desde a primeira gestão do nosso prefeito Bocalom, que tem com esse propósito de reestruturar, reformar, reequipar todas as nossas unidades para que a gente possa ter um ambiente mais adequado para prestar o serviço de saúde para a população”, explica Renan Biths.

A unidade Francisco Caetano da Silva é a 37ª unidade de saúde entregue neste programa. De acordo com o prefeito de Rio Branco, o objetivo com essas obras é humanizar os atendimentos.

“O principal de tudo aí é que o ambiente seja um ambiente bom para as pessoas que vão ser atendidas e também para os trabalhadores, porque sempre que você tem um ambiente aconchegante é um ambiente que realmente crie a situação para que as pessoas possam chegar e se sentir bem”, destaca.

Moradora do Adalberto Aragão elogiou a nova estrutura da UBS: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Quem mais se beneficia com a obra é a população. A Fátima de Oliveira é moradora do bairro há 30 anos e aproveitou para levar seu neto João para a reinauguração. Para ela, a expectativa é que venham profissionais para contribuir com o bairro, além de manter o bom atendimento da equipe.

“Eu espero que venha dentista, venha médico, venha enfermeiro, que tenha tudo certinho. Ela (a equipe) atende a gente muito bem aqui no posto, são uma equipe muito boa, são gente boa mesmo. Mas eu espero que melhore ainda mais para nós, para o nosso benefício, para o nosso bairro”.

Além disso, dona Fátima também conheceu o novo espaço. “Eu já entrei lá, já peguei meus remédios. Eu achei muito bom com o ar condicionado, a gente fica bem mais à vontade”, comenta.

A Estelita dos Santos mora há mais de 30 anos no bairro. Segundo ela, o presidente do bairro anunciou que ia acontecer as consultas. Por estar com pneumonia, e já fazer acompanhamento para pressão alta e diabetes, dona Estelita aproveitou para fazer uma consulta com o médico.

Prefeito Bocalom ao lado do secretário de Saúde, Rennan Biths: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“Está todo mundo aqui reunido para esse atendimento. Então, eu vim sozinha, porque a família trabalha. Além disso, faço acompanhamento porque tenho pressão alta e diabetes. E sempre que venho sou muito bem atendida”, enfatiza.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira