Rio Branco, 16 de maio de 2025.

Contem Vida

Contra implantação do Centro Pop, moradores da Baixada da Sobral fecham ladeira do Bola Preta

Na manhã desta sexta-feira, 16, moradores de diversos bairros da região da Sobral,  se reuniram e fecharam a ladeira do Bola Preta em manifestação contra a mudança de endereço do Centro Pop. A prefeitura anunciou que vai transferir o atendimento para uma residência localizada no Conjunto Castelo Branco.

Com cartazes, moradores protestaram contra prefeitura: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Um dos organizadores do movimento, e representante do bairro Novo Horizonte, Gilson Albuquerque, conta que eles haviam tentado conversar com a prefeitura, mas não tiveram resposta. Além disso, os moradores também levaram essa pauta para a Câmara Municipal.

“Desde que nós soubemos que a prefeitura queria instalar o Centro Pop, nós começamos a procurar o diálogo. Tivemos na Câmara de Vereadores, uma sessão itinerante aqui na Baixada onde informamos que éramos contrários. Teve vereadores que disseram que estavam do nosso lado, que nos apoiam, mas até o momento não apareceu nenhum aqui”, explica.

Ele enfatiza que estão dispostos ao diálogo para resolver a situação.

“Não somos de maneira nenhuma contrário á população. É um problema de saúde que precisa ser resolvido e é o município que tem que resolver, mas da maneira que quer, tirar o problema do centro da cidade e trazer para o regional, a tendência é piorar, nós não aceitamos. Precisamos conversar, estamos abertos ao diálogo para conversar e sentar com a prefeitura”, diz.

A moradora do bairro Castelo Branco, Elizângela Momo, relata sobre um prejuízo que teve em sua loja após ser roubada.

Moradores revoltados fecharam a movimentada via de acesso a Sobral: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“Quando eu fui a tratamento de câncer em Porto Velho, eu fui roubada por moradores de rua. Tive um prejuízo e meu marido quase foi saqueado por um deles quando a gente foi lá defender.  E nada foi feito”.

O senhor Edmilson Soares, representante do bairro Volta Seca, afirma que a região não tem estrutura para receber o Centro Pop.

“A gente sabe que as pessoas, são seres humanos, a gente sabe que eles são pessoas doentes, que precisam de tratamento só que isso aí é o problema do Estado, do governo, do poder público, eles não podem querer transferir um problema desse para o nosso bairro aqui, porque aqui não tem estrutura para eles. A prefeitura tem que disponibilizar uma estrutura complexa para esse pessoal”.

A manifestação tem previsão de seguir até às 12h. De acordo com Edmilson, até o momento a prefeitura não deu nenhum retorno para eles.

“É por isso que a gente está. Fez um movimento de manhã, das seis até às oito da manhã, e voltamos agora, às dez a gente vai fazer até meio-dia. Nós estamos esperando o retorno do pessoal da prefeitura, para dar uma justificativa para a população”, mas até agora não recebemos nenhum retorno.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira