Rio Branco, 18 de agosto de 2025.

1080 x 250 (1)

Contra Centro Pop, moradores da Regional Floresta se reúnem com vereadores na Câmara Municipal

Nesta terça-feira, 20, moradores da região de bairros da Regional Floresta e da Baixada da Sobral compareceram à Câmara Municipal de Rio Branco para falar sobre a insatisfação com a mudança de endereço do Centro Pop.

Moradores da Floresta na entrada da Câmara de Vereadores: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Os moradores estão insatisfeitos com a decisão da prefeitura em transferir o Centro Pop, que presta assistência à população em situação de rua. Atualmente, ele está localizado no Centro de Rio Branco, mas a gestão municipal anunciou que pretende transferir o serviço para uma residência no bairro Castelo Branco.

De acordo com o presidente do bairro Volta Seca, antigo Preventório, Gilson Soares, a intenção ao comparecer à Câmara é para chamar a atenção dos vereadores. Além disso, segundo ele, a prefeitura não mandou nenhum representante para conversar com os moradores.

“A gente pediu o apoio deles, porque a gente já está cansado de fazer movimento e o nosso prefeito não manda nenhum representante para conversar com a comunidade. Parece que a gente não existe. Enquanto ele não mandar, a gente vai continuar. Hoje nós estamos aqui, a gente vai conversar com os vereadores, pedir o apoio deles em relação a essa instalação do Centro POP no nosso bairro”, destaca.

A Ivanira Carlos é moradora do bairro Castelo Branco há 40 anos. Ela conta que os moradores buscam sensibilizar os vereadores. “Nós queremos sensibilizar nossos vereadores, que são nossos representantes. Nós votamos nele para que eles nos defendam. Então esse é o momento de vermos o retorno”.

Segundo Gilson, a prefeitura deve repensar a situação e procurar outro espaço para instalar o Centro Pop. Ele afirma, também, que os protestos vão continuar.

“Com certeza vão continuar, a gente não vai parar, a gente tenta ter uma resposta com os vereadores. Deram 15 dias para se tirar o Centro POP do centro da cidade. Só que o Ministério Público não falou que o Centro POP tinha que ser transferido para a baixada. Isso é coisa do prefeito e do secretário. Eu acho que ele deveria repensar a situação e procurar um outro espaço para instalar”, diz.

Protesto quer chamar atenção dos vereadores sobre mudança do Centro POP: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Na última sexta-feira, 16, um protesto interditou a Ladeira do Bola Preta. Já nesta segunda-feira, 19, outro ato foi realizado, desta vez na esquina da Drogaria Popular, que fechou uma parte da Rua Rio de Janeiro, no bairro Floresta.

A sessão desta segunda-feira, 20, será suspensa para que as comissões parlamentares atendam aos moradores.

De acordo com o vereador Samir Bestene (PP), a Câmara realizou uma Tribuna Popular para discutir essa pauta, na qual os moradores repassaram suas insatisfações.

“Eles me passaram a insatisfação e a preocupação do Centro Pop para aquele bairro, até porque existe lei sobre isso, existem critérios para discutir o local para o Centro Pop. A gente entende que o Centro Pop precisa melhorar a sua estrutura no centro da cidade, mas precisa ser melhor discutido com os moradores daquela Regional da Floresta. Ontem já teve o manifesto, hoje eles estão aqui na Câmara para poder mostrar a insatisfação deles, que nós vamos escutá-los já já, para a gente ver os encaminhamentos”, conta.

O vereador explica que conversou com o presidente da Câmara para montar uma comissão específica para tratar esse assunto.

“Já conversei com o presidente para gente montar uma comissão de vereadores junto com os moradores da Regional da Floresta, para conversar com o secretário de assistência social sobre essa pauta”.

A sessão desta segunda-feira, 20, será suspensa para que as comissões parlamentares atendam aos moradores.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Seagro3