Após ser coroada como Miss Teen Acre em fevereiro deste ano, a acreana Gabrieli Araújo vai participar do Miss Teen Brasil 2025, em Curitiba. A modelo desfila desde 2021 e esta é a primeira vez que representa o estado do Acre em uma competição nacional. O evento ocorre no dia 16 de maio.
O Miss Teen Brasil é um concurso de beleza nacional que contempla jovens entre 12 e 24 anos. O evento acontece anualmente em várias cidades do Brasil. A competição é dividida nas categorias Miss Teen Brasil, Teen Petite e Pré Teen (12-14 anos). Já as etapas da competição incluem desfile de biquíni, traje de gala e entrevista com jurados.
Entre os objetivos do Miss Teen Brasil estão: proporcionar uma oportunidade para jovens talentosas conquistarem seus sonhos, representar a beleza e a elegância brasileira, promover a marca do concurso, elevar o nível da competição, e crescer profissionalmente, seja como influenciadora digital e modelo internacional.
Aos 17 anos, Gabrieli ganhou o Miss Teen Acre 2025 e a viagem para outro estado consolida uma nova etapa na carreira dela. Descoberta aos 13 anos, a modelo já tinha o sonho de trabalhar na área da moda e aproveitou a oportunidade para ingressar nele.
“Eu tenho um projeto social do Dia das Crianças e um amigo do Sidney Lins visualizou o meu perfil e falou que eu tinha o perfil da agência [Top Model] daqui do Acre. Fiquei muito interessada. Já era um sonho, mas nunca tinha dado o primeiro passo. Falei com o Sidney, que me recebeu super bem na agência”, destaca.
Apesar de ter pouca experiência no início, Gabrieli se dedicou aos trabalhos que participou e decidiu terminar os estudos antes de embarcar profundamente na carreira de modelo. “A agência tinha um contrato inicial de três anos. Quando eu tinha 16 anos, pediram para eu ir para São Paulo, mas preferi terminar meus estudos”, explica.
Ascensão nas competições
A primeira participação de Gabrieli em um concurso de miss foi em 2021. Ela representou Sena Madureira e ficou em 3º lugar. Já a segunda foi em 2023, desta vez representando Rio Branco, e ficou em 2º lugar. O 1º lugar veio agora, em 2025, no concurso Miss Teen Acre.

Com o apoio entre as colegas da agência e se inspirando nelas em sua carreira, Gabrieli concilia a trajetória de modelo e ser empreendedora. “Somos em conjunto. Umas já foram para Paris, para China, e eu aprendo muito. Elas são maravilhosas e espero chegar lá também. Além disso, sou empreendedora. Sou confeiteira há uns dois anos. Não é fácil ter que administrar os dois, mas com foco e persistência, consigo colocar tudo em sua prioridade”, explica.
Força da mulher acreana
Os concursos ajudam Gabrieli a ganhar uma boa visibilidade no mercado da moda, além de inspirar outras meninas, principalmente acreanas, que tenham o sonho de serem modelos. Participar de uma competição como o Miss Teen Brasil 2025 é uma forma de apresentar a força da mulher acreana para o Brasil.
“Quero levar a voz e a garra da mulher acreana para todo o Brasil. Para o nosso Acre ser visto lá fora também. Como é um dos maiores concursos do Brasil, eu sei que a concorrência é muito grande, mas espero, na minha expectativa, que eu dê o melhor de mim e represente o Acre da melhor forma. Representando todas as mulheres acreanas”, destaca Gabrieli.
Apesar de muitos pensarem que a carreira de modelo é somente glamour, há uma rotina extensa de trabalho que muitas vezes não é vista. Além de desfiles na passarela, há também ensaios fotográficos, campanhas e outras atividades que possuem regras bem rígidas.
A pressão para manter o padrão corporal no mundo da moda também é grande. Muitas modelos enfrentam o desafio de manter o peso e as medidas para continuarem no ramo, mas outras não têm essa dificuldade.
“Eu tinha aquele perfil de modelo fashion. Eu já tinha altura, peso e medidas. Para lidar não foi tão difícil, mas tem muitas meninas que lutam para emagrecer, para dar as medidas. Então, para mim foi algo que eu já tinha de perfil. O que eu fiz foi manter. Claro, eu cresci. Quando comecei, tinha cerca de 1,70m e hoje já tenho 1,73m. Meu foco agora é só manter”, comenta Gabrieli.
Novos horizontes
A Agência Top Model, responsável por gerenciar a carreira de Gabrieli, oferece um curso de formação para as modelos que agencia. Nessa formação, elas aprendem como desfilar, atuar e outras atividades importantes para desfiles, ensaios e competições como as de miss. Algumas agências de outros estados também fazem seletivas para talentos no Acre.
Com novos objetivos, e buscando outras oportunidades, Gabrieli vai aproveitar a participação no concurso nacional para alavancar a carreira e seguir mais um sonho, morar em São Paulo para ganhar mais visibilidade e investir em novas chances de trabalho.

“Já venho há 4 anos trabalhando como modelo, como miss. Ir para São Paulo, é seguir esse sonho. Eu acredito que cada vez mais o Acre será visto e que vamos ter muitas modelos internacionais ainda representando nosso Acre. Não vou dizer que é fácil, é uma concorrência muito forte, o pessoal não vê a gente [acreanos] com outros olhos. Mas quando eles veem talento,podemos alcançar e ir longe, principalmente com o apoio dos acreanos”, finaliza.