Durante uma fiscalização realizada pelo Ministério Público do Acre (MPAC) através da Promotoria Cível de Sena Madureira, foi foi constatada a falta de medicamentos básicos na farmácia municipal e de insumos médicos e odontológicos nas unidades básicas de saúde mantidas pela prefeitura do município.

A ação contou com a presença do promotor de justiça, Júlio César de Medeiros e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre. O principal intuito da visita foi verificar in loco como se encontra o estoque de medicamentos listados na relação municipal de medicamentos essências (REMUME).
Em meio a fiscalização o MPAC se deparou com a falta de remédios essenciais que são utilizados pela população regulamente, como dipirona, paracetamol, metformina, e losartana, o que releva a situação crítica da saúde municipal em Sena Madureira.
Após a fiscalização, o MPAC buscou explicações do secretário municipal de saúde, Nelson Sales. Em resposta ele afirmou que o município está implantando o sistema Hórus, plataforma do Governo Federal voltada a gestão da assistência farmacêutica, e a previsão é que comece a operar no próximo mês.
A secretaria municipal de saúde também salientou que está preparando uma nova licitação para aquisição dos medicamentos. O MPAC cobrou celeridade, visto que as reclamações relacionadas a demanda tem sido constantes no município.