Transformando Desafios em Soluções Criativas
Ontem, dia 14 de maio, foi marcado pelo encerramento do Curso de Laboratoristas de Inovação promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) através da Escola do Poder Judiciário (Esjud). Este evento visa capacitar os profissionais dos Laboratórios de Inovação do Estado do Acre, fortalecendo a rede desses laboratórios.

Rede de Laboratórios de Inovação
O curso contou com a presença de servidores do TJAC, Ministério Público do Acre (MPAC), Procuradoria Geral do Acre (PGE-AC), Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC). Realizado entre 12 e 14 de maio, com carga horária de 30 horas, o treinamento ocorreu na sala de treinamento do TRE-AC, das 8h às 14h30.
Metodologia Prática e Colaborativa
Os especialistas Anderson Porto e André Fachin da @inova.publica conduziram as atividades, utilizando metodologias inovadoras como:
- Impromptu Networking
- Design Thinking
- Creative Problem Solving
- DofPISA
- Estruturas Libertadoras
- BrainWriting Poll
- Lego Serious Play
“Foi uma jornada intensa de criação, escuta e experimentação. O que vimos aqui nos mostra que o Acre está preparado para fomentar uma nova cultura institucional, mais ágil e conectada com os desafios da sociedade”,
avaliou o instrutor Anderson Porto.
Formadores
Anderson Porto é especialista em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), com formações em Design Thinking e ampla vivência na metodologia DofPISA, aplicada em oficinas e formações para o fortalecimento da cultura de inovação no Judiciário. Atua como laboratorista no STJ LAB, colaborando no desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação corporativa do Tribunal. Há 12 anos é instrutor e facilitador em programas formativos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com destaque para trilhas de aprendizagem, oficinas de inovação e capacitações em metodologias ativas. Recentemente, participou da Formação de Laboratoristas, da Formação Change Vortex – Mastering Organizational Behavior and Transformation e da Certificação em Value Management Office (VMO) mantendo-se atualizado em inovação organizacional, gestão estratégica de portfólios e gestão da mudança.
André Fachin é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Inovação no Setor Público, atua há mais de 10 anos com desenvolvimento de lideranças, transformação organizacional e metodologias colaborativas. É facilitador certificado em Design Thinking, Management 3.0 e Estruturas Libertadoras, com sólida experiência na condução de formações voltadas à inovação e à cultura ágil no Judiciário. Atualmente, é gestor na área de Projetos de Gestão de Pessoas no STJ e laboratorista no STJ LAB. É também instrutor em diversos programas com atuação prática na promoção da Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário (Resolução nº 395/2021 do CNJ). Pós-graduando em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-PR, alia práticas de inteligência emocional ao desenvolvimento de soluções centradas nas pessoas. Sua atuação conecta gestão estratégica, inovação e propósito público.rista de Inovação TJAC – Acervo Pessoal
Momentos de Inovação e Criatividade
Durante o curso, destacaram-se atividades como o BrainWriting Poll, onde 27 participantes trocaram ideias de soluções para problemas institucionais. Utilizando peças de Lego, os participantes criaram representações de projetos, incentivando a criatividade e resgatando memórias afetivas.
Conclusões e Resultados
Após três dias intensos, os cinco projetos desenvolvidos focaram principalmente no atendimento ao cliente, com exceção dos que trataram de processos internos e cuidados emocionais dos servidores. A aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial apareceu com destaque para melhorar a satisfação do usuário final.
Validação dos Projetos
No encerramento, uma bancada composta pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Alberto Junior, o Diretor-Geral do TRE-AC Valentim Maia, o servidor do TRE-AP Patrick Guimarães Pinto e a juíza auxiliar da Presidência do TJAC Zenice Mota avaliaram os projetos apresentados. Esse exercício destacou a importância da inovação para solucionar os desafios enfrentados pelo Judiciário, sempre com o foco no benefício ao cidadão.

Com iniciativas como esta, o Acre demonstra comprometimento com a modernização e eficiência nos serviços públicos, valorizando a inovação e a criatividade como motores de transformação institucional.