O Dia das Mães é aguardado por quem espera aumentar as vendas com a data. Afinal, o período é considerado o terceiro de maior faturamento para o comércio ao longo de todo o ano, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday.

No entanto, no principal espaço de comércio popular da capital acreana, a situação é de muita reclamação e poucas vendas.
O local, construído para ser a referência do comércio no centro de Rio Branco, sofre com dificuldade de atrair clientes, principalmente nas lojas a partir do segundo piso. Várias já fecharam as portas ao longo dos últimos meses.
Na tarde desta sexta-feira, 9, antevéspera do Dia das Mães, a reportagem do Portal Acre esteve no local e conversou com lojistas e clientes. O espaço tinha pouca movimentação, uma situação atípica para o período. A insatisfação é geral e o sentimento é de que as vendas não serão as esperadas.
“Uma semana fraca, a minha meta de venda é de pelo menos R$ 1,3 mil por dia nesse período, mas, hoje, por exemplo, até agora, só vendi R$ 300. A logística do shopping não ajuda”, disse Simeão de Paiva, de uma das lojas.
Mesmo com as vendas abaixo das expectativas, os comerciantes apostam na mania do brasileiro de fazer suas compras um dia antes da data e faturar mais.

“O brasileiro tem o mau de deixar tudo para ultimamente hora, principalmente o acreano. A expectativa é que amanhã as vendas aumentem, mas este ano, o movimento está mais fraco do que nos outros”, diz a comerciante, Ingred Bandeira.
O cliente Valdir Souza, que passeava pelo local à procura de um presente para mãe culpou o período do mês pela pouca movimentação.
“Na minha opinião é a questão financeira. No meu caso, recebi no final do mês passado e a maioria das pessoas são empregadas do governo ou da prefeitura e já gastou o seu pagamento. Ainda estou pagando o material escolar dos meus netos”, disse Valdir.