Rio Branco, 22 de julho de 2025.

Sem Fronteira

Mesmo localizada na Amazônia, Rio Branco ocupa penúltimo lugar entre capitais com ruas arborizadas

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril de 2025, mostram que a capital acreana está na 25ª posição entre capitais que possuem ao menos uma árvore. Apesar de estar localizada na Amazônia, a cidade ocupa uma das últimas posições do ranking. Os dados foram divulgados no Censo de 2022.

Rua de Rio Branco
Apesar de menos ruas arborizadas, índice de vegetação urbana na capital é alto: Foto Ascom PMRB

Conforme a pesquisa, Rio Branco está entre as capitais menos arborizadas, com 39,9%, seguida de São Luís (MA), com 34,30% e Salvador (BA), com 34,10%. As três cidades ocupam os três últimos lugares no ranking.

Já entre as capitais mais arborizadas, segundo os dados do IBGE, estão Campo Grande (MS), com 91,4%, Goiânia (GO), com 89,6% e Palmas (TO) com 88,7%.

No Brasil, 58,7 milhões de pessoas moram em ruas sem arborização. Por outro lado, mais de 114 milhões vivem em vias com presenças de árvores, se forem consideradas as que possuem altura superior a 1,70 m somente em área pública.

Diferença entre ruas arborizadas e vegetação urbana

O número divulgado pelo IBGE contrasta com outro índice, divulgado em novembro do ano passado pelo MapBiomas, que coloca Rio Branco como a capital de maior vegetação urbana do país.

A diferença é que a capital acreana, mesmo tendo menos ruas arborizadas, possui grandes espaços de vegetação urbana no perímetro urbano que fazem com que o índice seja alto. Merecem destaque locais como Horto Florestal, Parque Capitão Ciríaco, Parque Zoobotânico da UFAC e Parque Chico Mendes.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
2
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
3
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
4
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
5
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

Prefeitura de Rio Branco