Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril de 2025, mostram que a capital acreana está na 25ª posição entre capitais que possuem ao menos uma árvore. Apesar de estar localizada na Amazônia, a cidade ocupa uma das últimas posições do ranking. Os dados foram divulgados no Censo de 2022.

Conforme a pesquisa, Rio Branco está entre as capitais menos arborizadas, com 39,9%, seguida de São Luís (MA), com 34,30% e Salvador (BA), com 34,10%. As três cidades ocupam os três últimos lugares no ranking.
Já entre as capitais mais arborizadas, segundo os dados do IBGE, estão Campo Grande (MS), com 91,4%, Goiânia (GO), com 89,6% e Palmas (TO) com 88,7%.
No Brasil, 58,7 milhões de pessoas moram em ruas sem arborização. Por outro lado, mais de 114 milhões vivem em vias com presenças de árvores, se forem consideradas as que possuem altura superior a 1,70 m somente em área pública.
Diferença entre ruas arborizadas e vegetação urbana
O número divulgado pelo IBGE contrasta com outro índice, divulgado em novembro do ano passado pelo MapBiomas, que coloca Rio Branco como a capital de maior vegetação urbana do país.
A diferença é que a capital acreana, mesmo tendo menos ruas arborizadas, possui grandes espaços de vegetação urbana no perímetro urbano que fazem com que o índice seja alto. Merecem destaque locais como Horto Florestal, Parque Capitão Ciríaco, Parque Zoobotânico da UFAC e Parque Chico Mendes.