Rio Branco, 12 de maio de 2025.

Contem Vida

Organização de Mulheres Indígenas promove III Vivência Cultural no Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco

A Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE) realiza, entre os dias 16 a 18 de maio, a III Vivência Cultural com a SITOAKORE, no Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco (AC). O evento é gratuito e aberto ao público, com foco especial nas mulheres indígenas em contexto urbano e seus familiares.

Fundada em 2005, a SITOAKORE é uma associação que atua na defesa dos direitos das mulheres indígenas e no fortalecimento das culturas tradicionais dos povos originários da região amazônica. Com sede em Rio Branco, a organização representa 18 povos indígenas no Acre, 3 no sul do Amazonas e 1 no noroeste de Rondônia, abrangendo 458 aldeias em 37 terras indígenas.

A missão da SITOAKORE é fortalecer a cultura tradicional com ênfase no protagonismo feminino. Suas ações incluem capacitação e empoderamento de mulheres, valorização de parteiras, pajés e artesãs, promoção da medicina tradiciona, justiça climática e segurança alimentar, além da incidência em políticas públicas e defesa de direitos sociais. A organização realiza oficinas, encontros e projetos que resgatam saberes ancestrais e incentivam a autonomia das mulheres indígenas.

A atual gestão da instituição é conduzida por Xiú Shanenawa, liderança do movimento indígena. Sob sua coordenação, a SITOAKORE reafirma seu papel como referência na luta pelos direitos das mulheres indígenas e pela preservação das identidades culturais na Amazônia.

A III Vivência Cultural é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB/2024, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e integra as atividades continuadas da organização.

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira