Rio Branco, 10 de maio de 2025.

Sem Fronteira

Pacote de leis é sancionado pela prefeitura de Rio Branco

Na tarde desta terça-feira, 6, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou um pacote de leis de autoria de diversos vereadores.

Bocalom sanciona leis na sede da prefeitura: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

No evento, o “sancionaço”, assim chamado o pacote, pelo próprio gestor, tem impacto em diferentes áreas da educação, lazer e esporte.

Conforme o prefeito, as iniciativas são importantes para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“Essas leis que os nossos vereadores propuseram, estão dentro daquilo que previmos no nosso plano de governo, que é exatamente gerar emprego, renda, gerar oportunidade para as pessoas, e está dentro daquele projeto que eu sempre defendi: produzir para empregar”, destacou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Joabe Lira,  também esteve presente no evento. Ele enfatiza a importância desse pacote de leis para a comunidade, principalmente, as crianças.

“Estamos muito felizes, porque foram projetos de iniciativa da Câmara dos Vereadores. Com certeza, vai refletir positivamente na vida da população do branco, na vida das nossas crianças. Então, é um momento feliz e importante para o nosso município”, complementou.

No “sancionaço”, as leis sancionadas foram:

– Lei Municipal N. 2.561, de 15 de abril de 2025, que declara a utilidade pública no âmbito municipal o Bangu Esporte Clube, do Vereador Samir Bestene (PP).

– Lei Municipal N. 2.564, de 15 de abril de 2025, que declara de utilidade pública a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Acre, do Vereador Moacir Júnior.

– Lei Municipal N 2.562 de 15 de abril de 2025, que institui os títulos Aluno Nota 10 e Professor Destaque em honraria destinada a alunos e professores no âmbito escolar municipal, do Vereador Felipe Tchê.

– Lei Municipal N. 2.565, de 23 de abril de 2025, que dispõe sobre a criação do Ceasa Digital do Município de Rio Branco-Acre, do Vereador Felipe Tchê.

– Lei Municipal N. 2.563, de 23 de abril de 2025, que denomina Creche Maria Ferreira  Lopes o estabelecimento de educação infantil na Rodovia Ac 40, N. 266, Bairro Vila Acre, do Vereador Joabe Lira.

– Lei Municipal N. 2.566, de 23 de abril de 2025, que institui Programa Municipal Jovens em Ação, destinado à integração de jovens aprendizes no âmbito da Administração Pública, reta e Indireta de Rio Branco, do Vereador Bruno Moraes.

Bruno Moraes é o autor da lei que beneficia jovens: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

O vereador Bruno Moraes (PP), autor do projeto que cria o Programa Municipal Jovens em Ação, destaca a importância do projeto para a geração de oportunidades de emprego para a juventude acreana.

“Esses jovens vão ter a oportunidade e as empresas terceirizadas de disponibilizar esses jovens aprendizes para que a administração pública absorva. Então, lá eles vão adquirir experiência, vão para o departamento pessoal, vão para o financeiro, de fato vão ter essa experiência”, enfatizou.

O prefeito Tião Bocalom, ressalta também a função do poder público de criar oportunidades para que os jovens não tenham acesso às drogas.

“Infelizmente, o que a gente está vendo hoje, muitos jovens, logo cedo, mesmo ainda crianças, partindo para o mundo do crime. Isso é muito horroroso, e nós precisamos combater isso criando oportunidade para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho de forma séria e honesta”.

Dezenas jovens participaram da assinatura do PL: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira