Rio Branco, 14 de maio de 2025.

Contem Vida

Projeto Legal e TCE-AC promovem curso sobre Avaliação de Políticas Públicas


 O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre e o Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) promovem o curso: Avaliação de Políticas Públicas – conceitos, métodos e usos, com o objetivo de capacitar profissionais da área para o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas. A formação busca desenvolver competências técnicas e analíticas alinhadas aos desafios contemporâneos da gestão pública.

Capacitação Projeto Legal: Foto Assessoria TCE


 
O treinamento é feito em parceria entre o núcleo acreano do projeto Legal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e a Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, do TCE-AC.
 
“O curso busca apresentar os principais conceitos, abordagens e práticas relacionadas ao campo da avaliação com ênfase nos desafios teóricos, metodológicos e políticos que envolvem o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas”, explicou a professora doutora Luci Teston,coordenadora do Legal no Acre.
 
Ao menos 60 profissionais, incluindo gestores de políticas públicas e auditores, participam do curso que tem carga horária de 6 horas, a capacitação é feita na modalidade online.
 
“Esperamos que os participantes do curso possam atuar como agentes multiplicadores no processo de melhoria da qualidade dos serviços públicos no Acre. Essa parceria com o TCE é fundamental para atingir esse objetivo, pois Tribunal atua para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma legal e eficiente”, enfatizou a coordenadora.
 
O curso é ministrado por Bruno Marques Schaefer, professor do IESP/UERJ, pesquisador em políticas públicas e instituições políticas, com vasta experiência acadêmica e atuação como consultor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Projeto Legal

O Legal funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas.
 
Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil.
 
De acordo com Luci Teston, que coordena o projeto no Acre o principal objetivo do laboratório é produzir conhecimento sobre a realidade política dos estados da Amazônia Legal, por meio de análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas, além de capacitar estudantes através de treinamentos.

Compartilhe em suas redes

Contem Vida