Foi aprovado em sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 14, o Projeto de Lei (PL) que institui a última semana de maio como a “Semana Municipal de cuidados com a mulher na menopausa e climatério”. O PL é de autoria do vereador João Paulo (Podemos).

A proposta visa criar um serviço específico voltado à saúde da mulher em climatério ou menopausa.
“Então, assim, após a análise das comissões, nós estamos instituindo, nesse primeiro momento, a última semana de maio com uma semana que vai trabalhar as políticas públicas voltadas ao cuidado da mulher em climatério ou menopausa”, explica o parlamentar.
A “Semana Municipal de Cuidados com a Mulher na Menopausa ou em Climatério” será realizada anualmente em Rio Branco. Nela, serão realizadas diversas atividades, incluindo:
- palestras e campanhas de esclarecimento para que as mulheres conheçam essa condição e saibam como buscar apoio, inclusive em qual Unidade Básica de Saúde deverão buscar apoio e tratamento;
- ações concentradas no diagnóstico e tratamento;
- capacitação dos profissionais da saúde para o correto acolhimento e encaminhamento das mulheres.
Em momento posterior, conforme o vereador, o objetivo é trabalhar para que se tenha uma unidade de saúde com esse serviço ofertado de maneira ininterrupta
“Sabendo que é um período em que a mulher precisa ter todo um aparato, todo um amparo, todo um cuidado, porque é uma mudança psicológica, química e física que ela atravessa. Então, ela precisa ter o psicólogo, o ginecologista, ter o enfermeiro, ter o assistente social, ter o nutricionista para poder de fato ter uma transição dessa forma. Essa faixa etária de idade na qual é preconizada pela menopausa, com saúde, com segurança e com qualidade, pensando sempre no bem-estar das nossas mulheres”, destaca.