Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Rio Branco, o Projeto de Lei (PL) que obriga as empresas concessionárias e permissionárias de transporte público municipal a disponibilizarem o sistema Pix como forma de pagamento das tarifas. O projeto é de autoria do vereador Samir Bestene (PP).

O PL tem o objetivo modernizar e facilitar o acesso da população ao transporte público, oferecendo praticidade, segurança e agilidade nas transações financeiras. Além de garantir mais comodidade, principalmente, para os usuários que não utilizam dinheiro em espécie ou cartões de transporte.
O autor do projeto destaca que a medida traz inclusão e agilidade ao usuário do transporte público, promovendo acessibilidade, eficiência e segurança no cotidiano da população.
“O transporte público precisa acompanhar as mudanças da sociedade. Hoje, milhões de brasileiros utilizam o PIX no dia a dia, inclusive para pequenas compras. Nada mais justo do que permitir que o cidadão também possa pagar sua passagem com o celular, de forma prática, segura e sem depender de dinheiro trocado. Essa é uma medida que traz inclusão, agilidade e respeito ao usuário do sistema público de transporte”, afirmou o vereador durante a defesa do projeto”, diz Samir
Após a aprovação, o projeto deve seguir para sanção do prefeito Bocalom.