Em busca de valorizar e fomentar os negócios liderados por pessoas LGBTQIA+, o Sebrae no Acre realiza no dia 26 de junho, o 1° Encontro “Empreendendo com Diversidade no Acre”. O evento acontece na sede do Sebrae, em Rio Branco (Av. Ceará, 3693, 7º BEC), a partir das 14h e conta com palestras, rodas de conversa e oportunidade de ampliar a rede de contato dos participantes.

O encontro é aberto ao público e atende tanto quem já empreende como aqueles que desejam iniciar na jornada empreendedor. A iniciativa é viabilizada pelo projeto Plural do Sebrae, que destina investimentos para grupos sub-representados em busca de ampliar a transformação social por meio do empreendedorismo.
De acordo com a gestora do projeto Plural do Sebrae no Acre, Julci Ferreira, o evento visa criar um ambiente de negócios mais inclusivo e inovador. “Queremos ampliar as oportunidades desse grupo. A diversidade é um motor para a economia. Esse encontro é uma forma de incluir, reconhecer e apoiar empreendedores que enfrentam desafios extras em sua trajetória, como o preconceito”, afirmou a gestora.
Além da capacitação, o encontro irá disponibilizar espaços para a exposição de produtos e serviços de empreendedores locais.
De acordo com a pesquisa LGBTQIA+ Empreendedorismo, encomendada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Data Folha, cerca de quatro em cada dez pessoas apontam que a identidade de gênero e a orientação sexual são fatores na decisão de ter o próprio negócio. Ainda segundo a pesquisa, 9% das pessoas donas de pequenos negócios se identificam como LGBT+, o que soma 3,7 milhões no país. Na região Norte, 6% dos donos de negócios se identificam como LGBT+, o equivalente a 222 mil pessoas.