O ministro das Relações Exteriores, Carlos Parkinson, é presença confirmada no Seminário Internacional Txai Amazônia, que será realizado de 25 a 28 de junho no campus eAmazônia da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A participação do chanceler reforça a dimensão estratégica do evento, que tem como um de seus focos centrais a inserção da bioeconomia amazônica no cenário internacional.

Parkinson será um dos destaques do painel “Cooperação para o Desenvolvimento da Bioeconomia Pan-Amazônica: Rota de Integração Regional e Internacional”, no qual também participam Ricardo Brandão, secretário de Estado de Planejamento do Acre (SEPLAN), e a pesquisadora de Relações Internacionais Marta Cerqueira Melo. A mediação ficará a cargo de Marky Brito, diretor de Desenvolvimento Regional da SEPLAN.
A presença do ministro é considerada fundamental para fortalecer as articulações diplomáticas e as parcerias internacionais em torno da bioeconomia na Amazônia. O painel deve abordar estratégias de cooperação entre países da região pan-amazônica, explorando oportunidades de integração regional e internacional, especialmente no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio).
“O Brasil exerce um papel estratégico como coordenador dos Corredores Rodoviários e Ferroviários Bioceânicos, e o envolvimento direto do Ministério das Relações Exteriores neste debate amplia o alcance das ações brasileiras para fortalecer a bioeconomia na Amazônia”, destaca Marky Brito.
O seminário se propõe a ser um espaço de articulação entre governos, iniciativa privada, academia e comunidades tradicionais, promovendo um diálogo sobre os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da região. Entre os temas em pauta estão financiamento, acesso a mercados, inovação tecnológica e regulamentação de mercados emergentes, como os de carbono e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Além disso, será elaborada uma carta de recomendações aos governos estaduais e municipais, visando contribuir com a formulação de políticas públicas integradas à realidade amazônica.
O Txai Amazônia é organizado pelo Instituto Sapien, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Acre e mais de 20 instituições regionais.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas em txaiamazonia.com.br.