Rio Branco, 9 de agosto de 2025.

Detran-AC

MP apura falhas na aplicação de recursos destinados ao meio ambiente

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou inquérito civil para apurar deficiências na gestão orçamentário-financeira dos recursos destinados ao meio ambiente no Acre. A medida é baseada no relatório técnico elaborado pelo Observatório de Políticas Públicas do MPAC, que apontou falhas na aplicação dos recursos públicos na área ambiental.

Floesta
Taxa média de execução orçamentária de apenas 29% nas unidades vinculadas à SEMA: Foto reprodução

Entre os anos de 2022 e 2024, foi verificada uma taxa média de execução orçamentária de apenas 29% nas unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o que representa ineficiência administrativa. Além disso, foi identificado o uso contínuo e desproporcional de créditos adicionais, frequentemente superiores ao orçamento inicial, seguidos de significativas anulações orçamentárias.
Também foram encontradas diferenças entre os valores empenhados (reserva de dinheiro para um pagamento futuro) e liquidados (verificação da dívida: se é válida e se o valor pago é o montante que realmente sai do caixa).
O inquérito visa investigar as causas dessas deficiências, identificar entraves administrativos, operacionais e procedimentais, bem como propor soluções técnicas adequadas. A investigação alcançará a Sema e suas unidades vinculadas, como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), o Fundo de Controle Ambiental e o Fundo de Meio Ambiente e Florestas.

Providências iniciais

O MPAC vai requisitar à Sema, ao IMAC, IMC e aos fundos ambientais vinculados, um relatório técnico com análise detalhada das causas da baixa execução orçamentária, justificativas para o uso recorrente de créditos adicionais e explicações sobre as discrepâncias entre valores empenhados e liquidados.

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) será oficiado para que providencie o envio de cópias integrais de auditorias, inspeções e fiscalizações realizadas no período de 2022 a 2025, além de recomendações, determinações e pareceres técnicos sobre a regularidade da gestão orçamentária dos referidos órgãos.

Com informações da Agências de Notícias do MPAC

Compartilhe em suas redes

ac.gov.br