O relatório apresentado pela secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Fernanda Leite Santana, nesta segunda-feira, 9, em coletiva de imprensa realizada na sede da instituição, aponta que 547 escolas acreanas, entre urbanas e rurais, se encontram sem água potável. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As informações são fornecidas pelos próprios profissionais da educação, que acessam a plataforma e comunicam a autarquia se as dependências do espaço educacional contam com sanitários, laboratórios, cozinha, quadras esportivas, alimentação adequada, água potável, entre outros.
“A escola da comunidade do Limoeiro é uma das que notificaram que não tem acesso a água potável, mas ela não é a única. Além disso, há muitos problemas de acessibilidade, nas rampas e degraus, que vem impossibilitando alguns alunos de terem acesso à escola”, disse a secretária de Controle Externo.
Ainda segundo a secretária, a situação critica de falta de água potável e água contaminada sendo consumida por alunos e funcionários das escolas será notificada as autoridades por meio de relatório.
“Esses casos identificados estão em fase de elaboração de relatório, isso será levado ao pleno e para conhecimento do Senado também”, acrescentou.
Vídeo: