
Uma operação realizada nesta quarta-feira 9 mirou uma organização criminosa envolvida em fraudes bancárias por meio de falsa portabilidade. A ação, que teve a participação de equipes do Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Maranhão, resultou em sete prisões e no bloqueio de cerca de R$ 1 milhão.
O grupo utilizava documentos falsos e dados de terceiros para transferir contas bancárias de forma fraudulenta, movimentando grandes volumes de dinheiro. De acordo com os investigadores, havia divisão de funções entre os integrantes e atuação estruturada em diferentes estados do país.
A ofensiva integra o Projeto Impulse, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que também forneceu suporte logístico e operacional.
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e outros 14 de sequestro de bens. Seis pessoas foram presas no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina.
As investigações continuam com o objetivo de identificar mais envolvidos no esquema e mapear o patrimônio obtido com os crimes.