Rio Branco, 16 de julho de 2025.

Sem Fronteira

Acre conquista 2º melhor índice de alfabetização infantil do Norte

Acre aparece em segundo lugar com índice de 51,38%: Foto Mardilson Gomes/SEE

Mais da metade dos alunos do 2º ano no Acre sabe ler e escrever. É o que aponta o novo Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação. O estado aparece em segundo lugar na Região Norte, com 51,38% das crianças consideradas alfabetizadas segundo o padrão nacional. Rondônia ficou em primeiro lugar, com 62,6%. Em seguida, aparecem Tocantins (50,1%), Amazonas (49,2%), Pará (48,2%) e Amapá (46,6%).

O indicador mede quantas crianças do 2º ano do ensino fundamental conseguem ler e escrever dentro do esperado para a idade. Para ser considerada alfabetizada, a criança precisa atingir pelo menos 743 pontos na prova de leitura aplicada no Saeb. Essa pontuação indica que o estudante consegue ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações e fazer pequenas inferências. A meta nacional é de que, até 2030, 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano.

Além do bom desempenho no indicador nacional, as escolas da rede estadual também se destacaram na avaliação própria do estado, o AvaliaAcre. Os alunos do 2º ano da rede estadual tiveram os melhores resultados em leitura e escrita, superando os resultados das redes pública (estado e município somados) e municipais individuais.

Em Língua Portuguesa, a rede estadual alcançou média de 619 pontos, com 56% dos estudantes demonstrando desempenho adequado ou avançado. Isso significa que mais da metade das crianças das escolas estaduais já conseguem ler com fluência dentro do padrão estabelecido. Em Matemática, a média foi de 514 pontos, com 60% dos alunos atingindo níveis satisfatórios de aprendizagem.

O AvaliaAcre 2024 aplicou 42.177 testes a 21.809 estudantes em 258 das 295 escolas dos 22 municípios acreanos. A avaliação envolveu turmas do 2º e 5º anos do ensino fundamental das redes municipais e estadual. Além das provas, também foram aplicados questionários contextuais para estudantes do 5º ano, professores, diretores e pedagogos, com o objetivo de entender melhor o ambiente escolar e os fatores que influenciam a aprendizagem.

Para o gestor do AvaliaAcre, Márcio Parente, os dados da avaliação são mais que números, são um instrumento para guiar o trabalho das escolas. “Os resultados do AvaliaAcre são uma ferramenta importantíssima para o processo pedagógico, para a gente saber quais são as dificuldades que os alunos estão enfrentando e fazer as intervenções pedagógicas para a gente corrigir a rota e poder fazer um trabalho mais focalizado nas dificuldades que os alunos, as escolas e as redes enfrentam. Então é importante o AvaliaAcre, que é uma ferramenta pedagógica importantíssima para o processo de ensino-aprendizagem das escolas e dos alunos”, frisou.

Os resultados são fruto de um esforço coletivo. Estado e municípios trabalham juntos para fortalecer a alfabetização. Os 22 municípios acreanos estão em processo de adesão ao programa Alfabetiza Acre, o que permitirá alinhar estratégias e garantir apoio às escolas.

O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que os avanços são importantes, mas o compromisso é ainda maior. “O que já conquistamos é importante, mas não é suficiente. Vamos seguir unindo esforços entre estado e municípios, garantindo que cada criança tenha acesso à alfabetização no tempo certo, independentemente de onde viva.”

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

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