Segundo dados do Ministério Público do Estado (MPAC), o Acre apresentou uma redução de 48,6% nos números de roubos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são do Painel de Acompanhamento de Roubos do Ministério Público. Em maio foram contabilizados 92 casos de roubo, entre consumados e tentados, enquanto, no mesmo mês do ano passado, 179 ocorrências do mesmo tipo criminal foram registradas em todo o estado.
O levantamento revela que, entre janeiro e maio deste ano, o total de roubos chegou a 642, resultando em uma diminuição de 27,87% em relação ao mesmo período de 2024, que somou 890 registros.
“É fundamental que os cidadãos estejam atentos e, ao presenciar qualquer ato de violência, informem imediatamente o sistema de emergência, pelo número 190. Dessa forma, a viatura mais próxima pode responder rapidamente à ocorrência”, destaca Atahualpa Ribera diretor operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O diretor orienta ainda que é importante que também os casos de furto sejam informados às forças de segurança. “As informações coletadas são analisadas e utilizadas para planejar as políticas de segurança e as escalas de serviço das forças policiais. Embora nem sempre seja possível recuperar os bens furtados, essa análise permite identificar as áreas mais afetadas e posicionar o policiamento de maneira mais eficaz”, informa.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.