Rio Branco, 6 de julho de 2025.

Contem Vida

Afonso Fernandes diz na Aleac que crise de produtores embargados no Acre é culpa de Lula

Em sessão realizada nesta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o deputado Afonso Fernandes (Solidariedades), criticou o Governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas crises enfrentadas pelos acreanos em diversos segmentos, entre eles, a crise dos produtores rurais embargados após a Operação Suçuarana, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em 5 de junho.

Afonso afirmou que problemas da esfera federal não podem ser colocados no “colo” do governo do Estado: Foto cedida

Durante sua fala, o deputado disse que o estado está como “cachorros correndo atrás do próprio rabo”.

“O Acre vem passando por momentos difíceis e esses momentos, infelizmente, eles se repetem e eu tenho falado, inclusive a nível nacional, que nós estamos que nem cachorro correndo atrás do próprio rabo e nunca consegue pegar, nunca consegue resolver”, disse o parlamentar.

Afonso Fernandes ainda acrescentou que uma parcela da culpa pelo cenário enfrentado é dos eleitores. “O culpado, em partes, somos nós, que somos os eleitores, e infelizmente o Brasil escolheu o nosso presidente e o que nós podemos fazer? Aguentar quatro anos de atraso. Essa é a realidade”, completou o deputado.

O parlamentar apontou a situação dos produtores rurais acreanos como um dos exemplos de estagnação e criticou que a situação vem se estendendo por anos.

“Às vezes, quando chega o período eleitoral, essa situação é amenizada, mas depois que passam as eleições, tudo volta. Volta as cobranças, a perseguição aos nossos produtores, e recentemente criaram mais uma ferramenta para dificultar ainda mais o crescimento do estado,que é o ICMBio, e esse problema não pode ser jogado no colo do governador do Acre. Isso é uma questão que não se resolve na esfera estadual”, acrescentou.

Para Afonso Fernandes, a audiência pública marcada para o dia 11 de julho, será imprescindível para apontar os responsáveis pela situação enfrentada pelos produtores. “Iremos discutir quem são os autores, quem são os responsáveis, que são àqueles que ficam em seus gabinetes em Brasília e sequer se dignam de vir ao Acre, como já aconteceu”, concluiu.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

ALEAC