
A artista acreana Narjara Saab apresenta o espetáculo “Afroacreanidade” no próximo sábado, 26 de julho, a partir das 19h, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco. Com classificação livre, a entrada para o evento é gratuita.
No show, Narjara vai contar e cantar, a história de uma menina acreana que se reconhece como negra na Amazônia. É um espetáculo sobre identidade, ancestralidade e arte.
A cantora interpretará canções que marcaram sua trajetória e vai cantar em dueto com os artistas acreanos Anderson Liguth, Kelen Mendes, Diogo Soares e Saliza, celebrando a força das composições enraizadas na matriz africana. Além disso, também participarão do espetáculo as Moças do Samba: Carol Di Deus e Sandra Buh.
“O espetáculo Afroacreanidade é um trabalho que visa homenagear todas as pessoas, todos os artistas que me auxiliaram nessa minha construção enquanto mulher negra. Desde a minha infância, eu neguei muito essa condição de ser mulher negra. Eu não conseguia me ver, mas eu sabia que algumas pessoas me viam como, e eu não gostava”, descreve a artista.
Foi através da música que ela começou a mudar o seu olhar. “Principalmente de algumas músicas pontuais que estarão nesse espetáculo, que eu fui entendendo que não era ruim ser uma mulher negra e que existia todo um sistema opressor em relação a isso. Foi ouvindo as letras e as composições que eu me reconheci positivamente como mulher negra e que eu entendi o meu lugar no mundo”, destaca.
O espetáculo, segundo Saab, é uma forma de agradecer esses artistas. Além disso, Narjara também ressalta a importância e o poder da cultura em mudar vidas.
“Esse espetáculo vem para que eu cante essas músicas desses artistas nacionalmente conhecidos e para que eu traga os artistas locais que também fizeram, e fazem, parte dessa minha construção. E como eu tenho a sorte de estarem todos aqui, de estarem todos pertinho de mim, nada melhor do que utilizar esse momento para agradecer a todas essas pessoas e fazer com que as pessoas entendam que a cultura vai muito além do entretenimento. Ela muda vidas, como foi o caso da minha”, enfatiza.
Veja o vídeo.