Com empatia e comprometimento, os alunos dos 5º anos A e B da Escola AME, em Rio Branco, protagonizaram uma bela ação solidária por meio do projeto “Arrecadando e Doando”, que resultou na entrega de mais de 350 peças de roupas e 20 pares de calçados ao Instituto Peteleco, beneficiando diversas crianças em situação de vulnerabilidade social.

O nome do projeto foi escolhido pelos próprios alunos, que fizeram questão de acrescentar o toque especial: “Arrecadando e Doando, com amor”. A iniciativa foi inspirada nas histórias reais apresentadas durante as aulas do programa LIV (Laboratório de Inteligência de Vida), que mostrou ações de crianças e adolescentes fazendo a diferença no mundo. Esse contato despertou nos estudantes o desejo de também agir localmente.
Após conversas em sala, os alunos definiram que a campanha arrecadaria roupas e calçados em bom estado. A partir daí, se envolveram em todas as etapas: divulgação, triagem, organização das peças e até na decoração das caixas de coleta. “Eles pensaram em cada detalhe, desde o tipo de doação até como seriam feitas as entregas. Participaram do início ao fim com muito entusiasmo”, destacou a professora Eliana, que ajudou a conduzir o projeto com as turmas.
A escolha da instituição beneficiada também foi feita com participação ativa dos alunos. Três estudantes foram responsáveis por pesquisar ONGs e instituições locais. Sofia Ribeiro e Heitor Fonseca apresentaram duas opções: o Instituto Peteleco e uma igreja frequentada pela avó de Heitor. A turma então votou, e o Instituto Peteleco foi o escolhido.
As doações foram entregues na tarde de ontem, segunda-feira, 1º de julho, com muito carinho e senso de responsabilidade. Além dos alunos, familiares e até vizinhos se mobilizaram para contribuir com as doações.
Questionada sobre o maior aprendizado gerado pelo projeto, a professora Eliana afirmou: “A satisfação, a alegria de ajudar o próximo e a consciência de que podem fazer a diferença na vida de alguém foram as principais lições”.
O projeto “Arrecadando e Doando” faz parte do calendário escolar e é realizado anualmente, no segundo bimestre. A cada ano, o foco pode mudar — roupas, brinquedos, alimentos — dependendo da turma e da sensibilidade despertada durante o período de aplicação do projeto LIV.

Com atitudes simples e corações generosos, os alunos do 5º ano deixaram um legado de empatia e cidadania que certamente ficará marcado em sua formação pessoal e coletiva.