
Alunos do campus do IFAC de Sena Madureira, em parceria com o professor de química, Marcelo Ramon, desenvolveram curativos biodegradáveis nanotecnológicos com materiais provenientes do bambu. “É um produto 100% natural e biodegradável, com nanotecnologia e produzido a partir de um material presente em nossa região”, disse o professor.
A inovação está entre os projetos selecionados para representar o IFAC na prévia da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas de 2025 (COP30), que será promovida em Belém do Pará.
O curativo tem formato redondo, é transparente e foi feito a partir da taboca, uma das espécies de bambu amazônico. O produto foi trabalhado com nanotecnologia, que em contato com composições aquosas ou água, se dissolve logo em seguida, e se torna um gel que é introduzido na pele.
Por ser produzido com produtos naturais, sem o uso de materiais plásticos ou derivados de petróleo como as bandagens vendidas em farmácias, o curativo biodegradável conta com nanopartículas de prata, que atuam com nanoemulsões de óleos de andiroba, copaíba, e bactericida, conhecidos por suas propriedades antiinflamatórias, antissépticas, e antimicrobianas.