
A Arena de Rodeios do Parque de Exposições Wildy Viana, onde irá acontecer a 50ª edição da Expoacre, passou por uma série de revitalizações e ampliações para melhor receber o público que se reúne para prestigiar os eventos, como a Prova dos Três Tambores. Com a nova estrutura, o espaço deve alocar, com segurança, mais de 6 mil pessoas e entra na lista das maiores arenas da região Norte.
Além da modernização, outra novidade é o número de inscrições, que também foi ampliado. Em homenagem aos 50 anos de feira agropecuária, foi autorizada a participação de 50 peões na Expoacre 2025, vindos de diferentes localidades, como Rondônia, Mato Grosso e São Paulo.
“A estrutura foi modernizada e ampliada, para que nós tenhamos mais pessoas aqui sentadas confortavelmente para assistir esse espetáculo, que é o ápice de todas as Expoacre e dessa vez não será diferente, nós teremos um grande rodeio com uma presença maciça dos amantes de rodeio, todos confortáveis e com bastante segurança”, disse o diretor de rodeio, Marcos Pereira.
O diretor acrescentou que a premiação do rodeio, uma caminhonete, é uma das maiores em todos os eventos similares, o que aumenta o nível de pessoas que procuram a arena para prestigiar. “Não há, até o momento, nenhum rodeio que chegue aos pés do que é feito no Acre em questão de premiação”, acrescentou Pereira.
Inclusão e atenção às pessoas com deficiência
O espaço investiu em inclusão e atenção às pessoas com deficiência, com intérpretes de libras e uma cabine exclusiva para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em busca de transmitir o evento com conforto para a comunidade com sensibilidade a sons de alta intensidade. “Os intérpretes estarão acompanhando todo o rodeio, para que quem tenha deficiências auditivas ou outras, possa acompanhar o nosso rodeio aqui na arena ou de casa”.
Cuidado com os animais
Uma das preocupações ao realizar o rodeio é o cuidado e o bem-estar dos animais. O diretor Marcos Pereira salientou que a equipe de organização está atuando diante as recomendações do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
“Nós vamos seguir todas as recomendações, no que diz respeito aos cuidados e bons tratos aos animais. Todos os peões, cuidadores e treinadores de quem estamos contratando os animais, estão cientes do que podem e do que não devem fazer, para que não faça nada que venha ferir ou prejudicar os animais, ou ele será responsabilizado judicialmente. Estamos mesmo levando em consideração as orientações do MP para que a gente tenha uma festa bonita e segura não só para os peões, mas para animais também”, completou.