Rio Branco, 24 de junho de 2026.

Construção_1200x200px (2)

Após MPAC cumprir mandado de busca e apreensão, prefeitura de Xapuri diz que colabora com investigação e reitera que abriu sindicância

No mesmo dia em que o MPAC anunciou investigação, prefeitura de Xapuri abriu sindicância: Foto cedida

Após o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à Prefeitura de Xapuri, a Administração Municipal publicou, nesta terça-feira, 15,  uma nota de esclarecimento.

As diligências aconteceram na Secretaria Municipal de Saúde, Farmácia Municipal e Secretaria de Meio Ambiente e buscam esclarecer sobre o descarte legal de medicamentos e materiais hospitalares encontrados no lixão da cidade, que, segundo o MP, estão dentro do prazo de validade.

Na nota, a prefeitura de Xapuri afirma que colabora com as investigações e reitera que abriu uma comissão de sindicância para apurar as denúncias.

A prefeitura enaltece ainda que reafirma seu compromisso com a transparência, a ética na gestão pública e o cumprimento da legalidade em todas as suas ações.

Confira a nota abaixo.

NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

 A Prefeitura de Xapuri informa que acompanha de forma atenta e responsável os desdobramentos relacionados à investigação em curso sobre o descarte irregular de medicamentos no município, iniciada após ação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no último dia 9 de julho.

A administração municipal reitera que tem colaborado de forma plena com todas as autoridades competentes, fornecendo as informações solicitadas e garantindo acesso aos dados necessários para o andamento das investigações. 

Com o objetivo de contribuir para a completa elucidação dos fatos no âmbito da administração pública, a Prefeitura de Xapuri publicou na última segunda-feira (14) decreto com a criação de uma Comissão de Sindicância, que poderá ser sucedida por uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), caso os elementos apurados assim recomendem.  

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a ética na gestão pública e o cumprimento da legalidade em todas as suas ações. A atual gestão defende o rigor na apuração dos fatos, confia na atuação dos órgãos de controle e ressalta que todas as medidas administrativas cabíveis já estão sendo adotadas.

Reiteramos à população de Xapuri que este governo municipal permanece firme em seu dever de zelar pela boa condução da coisa pública, com responsabilidade e respeito à lei. 

Xapuri (AC), 15 de julho de 2025. 

Prefeitura Municipal de Xapuri — Construindo o Futuro!

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Calixto falando ou dizendo?
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
23-2 - DIGITAL ADAPTACAO - PMRB NAS RUAS - 300X250 (GIF)

» Notícias Relacionadas

Construção_1200x200px (2)