Em entrevista ao Portal Acre nesta quarta-feira, 30, durante a transmissão da Expoacre 2025, o deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) destacou a importância do esporte e falou sobre dois projetos aprovados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) voltados para a saúde da mulher e do idoso.
O parlamentar comentou que o esporte sempre fez parte da sua vida e que ele é essencial para diversos aspectos da saúde.”Até corredor de rua já foi. Porque o esporte, há muitos anos atrás, ele já era, além da questão física e de saúde, mas para nós acreanos era uma das únicas formas de diversão, de entretenimento. Isso foi enraizando e, até hoje, eu reconheço a importância do esporte na vida das pessoas”, destacou.

Ao fazer um pequeno balanço do seu mandato, o deputado ressaltou dois projetos aprovados e que são essenciais por abrangerem a saúde da mulher e a do idoso.”Aprovamos ainda no semestre passado uma lei que vai trazer um ganho para as mulheres que têm problema oncológico, câncer de mama. De acordo com essa lei a mulher, quando for fazer a cirurgia para retirada do seio com câncer, naquele exato momento ela já tem que receber a prótese. Para que ela saia de lá com mais dignidade e com vontade de viver ainda mais. Então isso é um ganho”, explicou.
A outra lei aprovada tem como foco levar dignidade a população idosa do estado.”Também aprovamos uma lei que, por exemplo, no Lar dos Vicentino ou nas casas de repouso, o estado, através da sua divisão odontológica, tem que tratar a boca dos velhinhos e colocar a dentição nele, para que ele tenha um sorriso mais agradável, para que ele tenha mais felicidade e, acima de tudo, que ele possa martigar os alimentos que ele ingere, até para ele ter uma digestão melhor. É dignidade. Nessa área de saúde, a gente tem feito essas propostas”, ressaltou.
O deputado reforçou seu apoio ao esporte e apresentou também o que está sendo feito em alguns locais da parte alta de Rio Branco, como na comunidade do Quixadá.
“Na realidade, no Quixadá, moram milhares de pessoas e milhares de produtores. Nós temos, no mínimo, ali, de três a cinco associações de produtores. A estrada do Quixadá, ela não é só até a Arena Race, ela vai até a beira do rio, é lá tinha, é uma pena não ter mais, a cidade cenográfica. Ali tem muita produção que precisa ser escoada. Mas eu, por ser um morador da parte alta, estou criando na entrada do Quixadá, um centro de treinamento para crianças e jovens, onde eles vão poder estar realizando o sonho de ser jogador de futebol”, apontou.
Fernandes explicou também que, nesse centro de treinamento, enquanto os jovens tão no campo de futebol, seus pais estarão fazendo cursos técnicos para que possam ter uma condição de conquistar seu sustento com o suor do trabalho.
“Você tira ele (o jovem) da marginalidade, da margem do perigo. E o esporte não se resume em quatro linhas. Para mim, o esporte vai muito mais além do que isso. Vai de formação intelectual e de personalidade das pessoas. Ele traz a parte física e mental, e também o entretenimento. Então, ele é um conjunto de fatores que ajuda a formar o cidadão e a cidadã também”, enfatizou.