
A Câmara Municipal de Rio Branco vota nesta terça-feira, 15, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. A proposta prevê um orçamento de R$ 2,16 bilhões e receita corrente líquida de R$ 1,7 bilhão.
De acordo com o presidente da casa, Joabe Lira (União), a expectativa é que a votação ocorra durante todo o dia.
“Nós temos hoje várias pautas para serem votadas, uma delas é a LDO. Tenho certeza que hoje passaremos o dia todo por aqui discutindo para que possamos fazer as votações e em seguida vamos entrar em recesso”, destacou.
Questionado sobre as reformas administrativa e da previdência também entrarem na discussão desta terça-feira, Lira disse que não serão votadas nesta semestre.
“A reforma administrativa, não chegou aqui na Câmara, então não temos conhecimento. Nesse primeiro semestre não será votada. Hoje o que nós vamos votar são leis propostas pelos vereadores e também a LDO. É isso que está sendo discutido e vai ser votada durante o dia de hoje. A reforma administrativa e a da previdência não chegaram na casa, por isso não foram discutidas. Eu acredito que se chegar vai ser agora no segundo semestre”, enfatizou.
O presidente da Câmara também afirmou que não há chances das propostas serem enviadas no início da noite.
“Porque não teria tempo de discutir. Eu acredito que essas matérias vão chegar após o recesso, no segundo semestre, para que se possa ter tempo para se discutir e debater, e também tirar as dúvidas necessárias para depois, de acordo com os pareceres, seguir para a votação” finalizou.
O projeto da LDO foi encaminhado pela Prefeitura para a casa legislativa no últimom dia 15 de maio.