Em meio a tradição, um dos pilares da Expoacre 2025, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) promove a cidadania e o acesso à assistência jurídica por meio de atendimentos gratuitos na área cível e criminal a quem necessita. A atuação do órgão no parque Wildy Viana é estratégica e busca tornar o direito à defesa ainda mais democrático.
Com operação em todas as comarcas acreanas e até mesmo em localidades de difícil acesso, feitas com o auxílio de tecnologia, a Defensoria Pública tem crescido no estado e atua com cerca de 61 defensores e conta com equipes especializadas.

Em entrevista ao Portal Acre, Leônidas Badaró, a defensora-geral Juliana Marques, celebrou os avanços conquistados pelo órgão. “A Defensoria cresceu bastante nos últimos 9 anos. Nós saímos de cerca de 40 defensores para 61 e somos uma das únicas do Brasil com atuação em todas as cidades do Acre. Quem tem comarca, nós temos sede própria ou estamos dentro do fórum. E nas cidades isoladas, nós atuamos por meio de um ponto de inclusão digital, onde existe uma sala, a pessoa pede atendimento e nós atendemos daqui da capital. Nós temos muito orgulho disso”, disse.
Para o defensor público Celso Araújo, o objetivo da Defensoria é ampliar os atendimentos e chegar a mais locais isolados, além de promover educação sobre o direito e tornar o letramento jurídico acessível. Em 2025, cerca de 7 mil atendimentos foram conduzidos por meio de ações itinerantes em 62 locais, tanto em comunidades rurais como urbanas.
“Eu fico muito feliz quando a gente consegue sair dos nossos gabinetes e se aproximar mais da comunidade, porque esse é o nosso objetivo, é atender crianças, idosos, pessoas em situação de rua, indígenas, mulheres em vulnerabilidade social. Esse é o nosso público. E aqui na Expoacre nós vamos atender durante todos os dias e é importante estar aqui porque muitas vezes a pessoa vem para aproveitar, mas acaba tirando dúvidas”, explicou o defensor.
Atendimento virtual

A Defensoria Pública conta com uma ferramenta digital para facilitar o atendimento e desburocratizar o acesso: o WhatsApp. De segunda a sexta-feira, das 7 às 12h, a equipe da DPE/AC garante serviços gratuitos na área cível e criminal por meio do número (68) 99230-2101.