
A Cia Visse e Versa de Ação Cênica divulgou, nesta segunda-feira, 14, o resultado da curadoria de grupos locais que integrarão a programação do Festival Matias de Teatro de Rua 2025. O festival acontece em agosto em diversos municípios do Acre, e também conta com a participação de grupos de mais oito estados do país.
O Festival Matias de Teatro de Rua acontece na capital Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro, Vila Campinas e Porto Acre, entre os dias 6 e 19 de agosto. As apresentações serão de grupos que representam o movimento de teatro de rua, circo, mamulengo, música e a cultura popular.
O coordenador do projeto, Lenine Alencar, destaca que a curadoria realizada pela Cia Visse e Versa teve apoio da Federação de Teatro do Acre (Fetac) e Serviço Social do Comércio (Sesc/Acre).
“Este ano, o Festival Matias possibilitou que diversas manifestações artísticas culturais locais se inscrevessem para participar de uma curadoria simplificada e nessa parceria com Fetac e Sesc, a Cia Visse e Versa selecionou os trabalhos pensando em diversificar a programação e as linguagens artísticas, escolhendo as que representam o teatro de rua, o circo, o mamulengo, a música e a cultura popular em um formato de convite direto aos selecionados para compor o evento”, destacou.
Para Lenine, o Festival Matias foi pensado no sentido de valorizar os fazeres culturais locais na perspectiva da existência do artista acreano e o acesso e direito à cultura pelos cidadãos e cidadãs. “Os trabalhos artísticos escolhidos se juntam a mais 11 espetáculos das 5 regiões do Brasil, que foram indicados pela curadoria externa de membros da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), para uma grande festa da arte pública, entre os dias 06 e 19 de agosto”, disse.
Realização e parcerias
O Festival Matias de Teatro de Rua 2025 é uma realização da Cia Visse e Versa/Comitê de Cultura do Acre – Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com SESC/Acre e Federação de Teatro do Acre (FETAC).
O Festival também conta com apoio da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB); prefeitura de Senador Guiomard, por meio da Fundação Municipal de Cultura(FUNCAV), prefeitura do Bujari, por meio da Secretaria de Cultura Municipal; e da prefeitura de Plácido de Castro.
O projeto também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM/Governo do Acre); e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC/Governo Federal).
Veja as datas do Festival em cada cidade:
O festival terá início na capital, Rio Branco, entre os dias 6 e 10 de agosto. Em seguida, a caravana cultural segue para Senador Guiomard, nos dias 12 e 13 de agosto.
O município de Bujari receberá o evento entre 14 e 15 de agosto. Na sequência, o festival se divide para contemplar Plácido de Castro e Vila Campinas simultaneamente, nos dias 16 e 17 de agosto.
Para encerrar o festival, a cidade de Porto Acre será a anfitriã nos dias 18 e 19 de agosto.
Confira os grupos selecionados:
- Boi Carion – Mâncio Lima (AC)
- Palhaço Pipoca – Plácido de Castro (AC)
- Grupo Experimental de Artes Vivartes – Rio Branco (AC)
- AcreAtiva Produções Culturais – Rio Branco (AC)
- Microbinho e sua trupe – Rio Branco (AC)
- Banda The Bubuias – Rio Branco (AC)
Confira os grupos convidados:
- Gabi Benedita – Arcoverde (PE)
- Trip Teatro – Rio do Sul (SC)
- Lamira Artes Cênicas – Palmas (TO)
- Du Cafundó – Chapada dos Guimarães (MT)
- Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro (RJ)
- Grupo TIA – Canoa (RS)
- Grupo Pombas Urbanas – São Paulo (SP)
- Grupo Experimental de Teatro/GEMTE – Belém (PA)