
Durante o anúncio do período de inscrições e programação da Cavalgada 2025, que acontece no dia 26 de julho, a partir das 8h, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE) informou uma série de cuidados com os cavalos que serão utilizados pelos participantes para realizar o percurso. Entre as medidas, está a ampliação do espaço onde os cavalos são alocados, o que garante melhor ventilação e conforto para os animais.
Além disso, cavalos com ferimentos ou qualquer tipo de alteração que possa afetar seu bem-estar físico não poderão participar do evento. Os cuidados serão iniciados já na fase de inscrições, que exige a apresentação de exames essenciais para confirmar a aptidão do animal.
Segundo o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Carvalho, conforme orientações do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), haverá equipes de fiscalização tanto do estado quanto de órgãos atuantes na causa animal. “Esses autores irão fazer a fiscalização e já tem as orientações de que não vai ser permitido o uso de esporas, só pode uma pessoa por cavalo. Nós temos essas preocupações porque os animais são as estrelas do evento”, disse Marcelo Carvalho.
O percurso irá contar com a presença de equipes de veterinário, em busca de facilitar o atendimento aos equinos em caso de necessidade. Após o término do percurso, os cavalos serão direcionados ao estacionamento do Parque de Exposições para que possam beber água e descansar.