A Expoacre 2025 tem uma programação diversificada durante os nove dias. Além dos shows no período da noite, a feira conta também com atividades variadas nos períodos da manhã e tarde, além de receber pessoas de outros estados e, até mesmo, países.

Entre as atividades mais tradicionais da feira está o aguardado rodeio, que tem se destacado bastante nos últimos anos. A abertura oficial do Rodeio da Expoacre 2025 acontece nesta segunda-feira, 28, a partir das 19h30.
Um dos competidores deste ano é o Francisco Elias, que foi o grande campeão em 2023. No ano seguinte, ele também participou, mas devido a uma grande lesão, logo na primeira noite do rodeio, não conseguiu seguir na competição. Mas agora, em 2025, Francisco vai competir novamente e está confiante que vai dar tudo certo.

“Não consegui vir nem as outras noites montar, porque eu fiquei internado no hospital uma semana. Mas esse ano, graças a Deus, estou com a saúde boa, com a mente boa. Se for da vontade de Deus, vou dar trabalho e quem sabe sair daqui pilotando a caminhonete”, afirma confiante.
Francisco conta também que, no período em que estava machucado, foi difícil para ele trabalhar e até mesmo montar, pois passou oito meses parado.
“Até para andar eu ficava tonto, foi uma porrada grande (o machucado que levou enquanto competia). Mas hoje, para honrar a glória de Deus, eu estou aqui, pronto para competir e quem sabe ser um finalista. E nós estamos aqui, não só eu, mas meus companheiros, competidores em touro, para mostrar o que nós sabemos fazer”, assegura.
Outro participante garantido na competição deste ano é o vencedor do rodeio do rodeio na Expoacre Juruá 2025, o peão Genásio dos Santos.

“A expectativa está muito boa. Quem me acompanha, tem visto que esses dias eu tenho treinado bastante. Dedicado para vir nesse que a premiação é bem maior e a gente tem que estar bem preparado. É outra caminhonete, essa vale mais dinheiro. Então, tem que agarrar os 8 segundos”, diz.
Genásio reforça que esse tipo de competição e as premiações significam muito para os peões, pois, apesar de ser considerado um esporte, é a profissão deles.
“Para nós é uma profissão, é considerado um esporte, mas para nós é a nossa profissão. Então, essas premiações só vem a somar na carreira de quem ganha. A vida é pesada, o pessoal só conhece na hora que ganha, não vê o que acontece por trás, o tanto que a gente treina, se machuca”, ressalta.
Chances mundiais
O Portal Acre também conversou com Romildo Monteiro, representante da Associação de Juízes de Rodeio do Brasil (ABJR), que veio ao estado para conhecer a Expoacre e, principalmente, o rodeio acreano.

“O Acre está de parabéns. Cada dia mais crescendo e também evoluindo mais no rodeio. Os competidores no estado de São Paulo, nos Estados Unidos, mostrando o nome do Acre, fazendo o bem feito, ganhando muitos prêmios. O Acre está se destacando e conseguindo um espaço muito maior no esporte rodeio, e não somente no esporte, mas no agro e em tudo. O rodeio do Acre está de parabéns e eu fiquei surpreendido pela qualidade que vi aqui”, destaca.
A competição deste ano tem como prêmio final uma caminhonete. Além disso, Romildo também aponta que, além dessa premiação, o vencedor do rodeio da Expoacre 2025, vai disputar vaga na Liga Nacional de Rodeio em Barretos, no estado de São Paulo. A competição nacional dará a chance de uma vaga para o The American Rodeo, nos Estados Unidos.
“É o rodeio que mais dá prêmio durante um dia. Esse ano, o The American vai dar, em apenas um dia, US$ 2 milhões de dólares ao campeão do rodeio. E o Acre está proporcionando esse grande passo ao competidor, a chance de conseguir a vaga em Barretos e também disputar esse dinheiro. O competidor daqui tem essa grande chance de ir para os Estados Unidos e ser campeão do The American também”, enfatiza.
Confira a entrevista feita pela jornalista do Portal Acre, Daigleíne Cavalcante, com o peão Francisco Elias: