Rio Branco, 14 de julho de 2025.

ac.gov.br

Em cirurgia rara no mundo, homem tem bala retirada do coração no Acre

Odair se recupera bem após o procedimento cirúrgico: Foto cedida

Era tarde do último dia 3 de julho quando Odair Mendes Peixoto percebeu um vulto semelhante ao de um gavião rondando o galinheiro de sua propriedade, na zona rural de Xapuri. Para livrar as aves do predador, o pequeno agricultor correu até a casa onde mora em busca de um rifle calibre 22.

Odair ficou de tocaia, mas o possível ataque do gavião não se concretizou. Ao guardar a arma, o homem de 43 anos foi vítima de um tiro acidental. “Eu deixei o rifle em cima de um estrado de madeira, mas ele escorregou e disparou em mim”, explica.

O projétil transfixou o braço esquerdo de Odair e ficou alojada no coração do produtor rural, que, naquele primeiro momento, não tinha noção da gravidade e do risco de morte que estava correndo.

“Eu só senti uma queimação muito grande na hora. Não tinha a mínima ideia que a bala foi parar no meu coração”, relata.

A cirurgia

Logo após o incidente, Odair foi levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Na unidade, após a realização de um exame de raio-x, a equipe médica constatou a emergência do caso e a necessidade da realização de cirurgia para a retirada imediata da bala.

“O projétil ficou alojado em uma área do coração chamada de saco pericárdico. A cada batimento do coração, ele estava perdendo sangue e isso poderia levá-lo a morte, se nada fosse feito”, afirma o cirurgião cardíaco Fabio Rueda.

O médico liderou a equipe responsável pela delicada cirurgia. Ao todo, onze profissionais estiveram empenhados, durante cerca de três horas, para salvar a vida de Odair.

“Já participei de mais de X mil cirurgias e esta foi a primeira vez que retirei a bala do coração de um paciente. Um procedimento como este é raro no mundo e, para mim, foi extremamente desafiadora porque foge da nossa rotina”, declarou Rueda.

Projétil retirado do coração do paciente: Foto cedida

Odair recebeu alta médica no domingo, 13, e agora se recupera. Nesta segunda-feira, 14, ele recebeu a visita do médico que o operou. “Quero agradecer ao doutor e toda sua equipe. Se não fossem Deus e eles, eu não estaria aqui. Eu nasci de novo”, contou, emocionado.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
ac.gov.br

» Notícias Relacionadas

ALEAC