Rio Branco, 25 de julho de 2025.

Expoacre 2025

Encontro de cafeicultoras busca criação de um rede para fortalecer e desenvolver produções protagonizadas por mulheres

O setor cafeeiro tem se consolidado no Acre como uma grande potência produtiva. Aliado a este crescimento, está o protagonismo das mulheres nas pequenas, médias e grandes produções. Pensando nessa realidade e na necessidade de valorizar e reconhecer o trabalho conduzido pela classe, a Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri) realiza o “1° Encontro de Cafeicultoras do Acre – Elas cultivam café, elas movem o Acre”, no dia 31 de julho, na Expoacre, em Rio Branco, a partir das 8h.

Com um ciclo de palestras, que abordam desde a temática das cooperativas, sustentabilidade, tendências de mercado e empreendedorismo, a expectativa é que o momento seja a ponte para a criação de uma rede de desenvolvimento das mulheres produtoras. De acordo com a responsável pelo núcleo de Cafeicultura da Seagri e engenheira agrônoma, Michelma Lima, o evento pode representar um passo decisivo.

“A iniciativa nasce com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino na cadeia do café no nosso estado, fortalecendo a troca de experiências, o acesso à informação e a visibilidade das mulheres que constroem essa história com tanto trabalho e dedicação. A expectativa é grande, porque sabemos da potência que é reunir essas mulheres,e mais do que um evento pontual, queremos que esse encontro seja o começo de uma rede mais estruturada e contínua de apoio, visibilidade e desenvolvimento para as cafeicultoras acreanas”, diz a agrônoma.

Michelma Lima reforça que, no momento, o Acre não possui uma rede estruturada para atender, apoiar e estimular o trabalho da classe feminina no setor cafeeiro, mas que o encontro será o “ponto de partida”.

“Ainda não temos uma rede formal estruturada, mas esse encontro foi pensado justamente como ponto de partida para isso. A ideia é ouvir as cafeicultoras, entender suas necessidades e, a partir daí, construir um espaço de apoio mútuo, fortalecimento técnico e valorização da mulher na cafeicultura do Acre”, acrescentou.

Confira a programação completa:

Compartilhe em suas redes

Expoacre 2025