Visando conscientizar a população sobre os perigos causados pelas chamadas “gambiarras elétricas”, a empresa Energisa levou para o seu estande na Expoacre, algumas demonstrações de como essa prática pode causar acidentes e até mesmo, levar a óbito.
Uma das demonstrações é feita com a bomba d’água, uma tecnologia que mesmo após ser desligada, continua com corrente elétrica durante alguns minutos, fazendo com que a pessoa que tenha contato com o ambiente receba uma forte descarga de energia, o que apresenta um risco grave ao cidadão na grande maioria dos casos.
Em entrevista concedida ao jornalista do Portal Acre, Leônidas Badaró, a técnica em segurança do trabalho, Gabriela Mendes, trouxe uma informação preocupante: o Acre é o estado do Brasil onde, proporcionalmente, ocorre o maior número de mortes devido a acidentes com rede elétrica.

“Acidentes com bomba d’água são a maior causa de mortes por rede elétrica no Acre, diante disso trouxemos algumas ilustrações para nosso estande, e estamos repassando orientações para o público. É importante sempre contratar um técnico especializado para manusear essas bombas, pois um acidente pode ser fatal”, afirmou.
De acordo com a Energisa, outra demanda que causa preocupação é em relação à mais de um eletrodoméstico ligado na mesma tomada, o que aumenta os riscos de curtos circuitos, podendo ocorrer problemas mais sérios, como incêndios, por exemplo.