Rio Branco, 15 de julho de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Estudante de Medicina da Ufac irá representar o Brasil em intercâmbio médico no Egito

Eduardo, ao lado dos pais, viaja nesta segunda-feira, para o Egito: Foto acervo pessoal

O estudante do 4º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Moraes, irá representar o Brasil no programa de intercâmbio com foco em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos (SDSR), o SCORA X-CHANGE, no Egito. A participação no evento internacional é viabilizada pela participação do acadêmico no comitê local da Ufac da Federação Internacional de Associações de Medicina (IFMSABRAZILUfac).

A IFMSA busca promover, por meio de campanhas e projetos sociais organizadas pelos estudantes associados, uma saúde global justa e atua tanto nacional como internacionalmente. O comitê acreano já representou a instituição em encontro nacional sobre saúde pública e educação médica, em Curitiba, no ano de 2019.

Dos 15 selecionados, a nível global, apenas dois estudantes representam estados brasileiros, sendo eles o Acre e Minas Gerais. Em entrevista ao Portal Acre, Eduardo Moraes explica que a seleção acontece a partir da participação do aluno em algum comitê local. “O aluno primeiro precisa fazer parte de algum comitê local para se inscrever nas edições do intercâmbio, e nesse processo nós enviamos carta de intenção, currículo e documentos que vão variar de país para país”, disse o estudante.

Estudante será o único representante do Brasil no evento: Foto acervo pessoal

O trabalho e atuação do estudante no eixo “Representatividade e Mobilidade estudantil”, garantiu a participação no intercâmbio. Ao todo, o comitê conta com sete eixos de atuação, que incluem treinamentos, debates e melhoramento de currículo.

A jornada acadêmica e profissional inicia na próxima quarta-feira, 16, e terá 24 dias de duração. Eduardo Moraes, que viaja nesta segunda-feira, compartilha que a expectativa é retornar ao Acre com novos conhecimentos para ajudar a população. “Espero muito aprendizado nos rodízios hospitalares, palestras, conhecer muita gente, a cultura e também o turismo do Egito, e assim poder voltar para o meu estado com novos conhecimentos para ajudar a população”.

Oportunidade para outros estudantes

Estudantes de Medicina da Ufac que tenham interesse em oportunidades internacionais podem se candidatar ao comitê local da IFMSA Ufac. A filiação garante experiencias em diversas áreas da saúde, conexões com estudantes do mundo todo, atuação em projetos de impacto e desenvolvimento pessoal e acadêmico. Para saber mais, acesse @ifmsabrasil_ufac, no Instagram.

No vídeo abaixo, Eduardo fala sobre a ida ao Egito.

Compartilhe em suas redes

ac.gov.br