
Como formas de ampliar o diálogo com países vizinhos e mercados globais, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com o Consulado do Peru, lançou nesta segunda-feira, 28, no Espaço Ecossistema de Inovação e Negócios da 50ª Expoacre, o Salão Internacional de Negócios e Integração, um espaço estratégico que sediará rodadas de negócios, mesas temáticas e debates sobre projetos importantes, como a integração bioceânica, o plano estadual de logística e a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Acre aos portos do Pacífico, encurtando distâncias e ampliando os horizontes.
A atividade marcou a abertura da agenda de integração internacional. “Hoje já estamos com exposição de produtos e degustação de pratos peruanos”, destacou o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita.
O representante da Câmara de comércio do Peru, Alejandro Salinas, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da relação comercial com o Brasil, por meio do Acre: “A gente sempre está trazendo novidades do Peru, produtos peruanos, produtores, entidades do governo peruano, para fazermos esse vínculo com o governo do Acre. Este ano estarão aqui pelo Peru a região andina, gente de Puno, Cusco, Arequipa e Moquegua, de Puerto Maldonado, o estado de Madre de Deus, com produtos industrializados e produtos in natura.
Do ato de lançamento do Salão Internacional na Expoacre participaram a presidente da Anac, Waleska Bezerra; o coordenador da Casa Civil do governo do Estado do Acre, Ítalo Medeiros; o vice-consul do Peru, Guilhermo Barranzella Laredo; a presidente da Associação Comercial do Acre, Patrícia Dossa; a diretora de Turismo e Comércio Exterior de Porto Maldonado, Paola Revilha; o representante do Ministério de Produção do Peru, Salvador Menandro; a presidente da Câmara de Comércio de Pando, Iralta Rodrigues, além de representantes do comércio e da indústria local.
Homenagem
Na oportunidade, em celebração do Dia Nacional do Peru, reafirmando o compromisso com a amizade e o intercâmbio comercial, o desenvolvimento conjunto entre o Acre e o Peru, o governo do Acre, por meio da Seict, rendeu homenagem aos representantes dos países vizinhos. A data marca a conquista da independência, simboliza a força, a cultura e a identidade do povo peruano, com quem o estado compartilha fronteiras, projetos e uma relação de cooperação cada vez mais sólida.
Confira a Programação
Localizado no Espaço Indústria, o Salão Internacional tem como principal objetivo promover a integração econômica, empresarial, institucional e política entre o Acre e os países fronteiriços (Peru e Bolívia), além de fortalecer parcerias internacionais com foco em negócios, infraestrutura e desenvolvimento regional. A programação inclui fórum, painel temático, rodada de negócios e exposição de produtos.
29 de julho (terça-feira) – Fórum de Integração Regional – Quadrante Rondon
9h – Mesa-Redonda Técnica: Atualizações sobre o Quadrante Rondon;
14h – Rodadas de Negócios Internacionais;
18h – Networking Empresarial Livre no Salão Internacional.
30 de julho (quarta-feira) – Infraestrutura e Logística – Ferrovia Interoceânica
9h – Painel Técnico: Acordo Brasil-China e os Estudos da Ferrovia;
14h – Rodadas de Negócios – Segunda Sessão;
17h – Coquetel de integração com empresários internacionais.
31 de julho a 3 de agosto (quinta a domingo) – Salão Internacional e Rodadas de Negócios Contínuas
10h às 18h – Exposição internacional de produtos e serviços;
14h às 17h – Rodadas de negócios e reuniões bilaterais;
18h – Atividades livres e networking setorial.
Com informações da Agência de Notícias do Acre