Rio Branco, 19 de julho de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Horto Florestal recebe câmeras de videomonitoramento em trilhas e programa de internet gratuita

Agenda aconteceu na manhã desta sexta-feira no Horto Florestal: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 11, no Horto Florestal, o projeto de videomonitoramento Rio Branco Mais Segura e o programa Conecta Rio Branco pela prefeitura da capital acreana. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), coronel Ezequiel Bino, a iniciativa acontece depois do episódio ocorrido no mês de janeiro deste ano, em que uma mulher foi arrastada e sofreu uma tentativa de estupro enquanto fazia trilha no local.

“A gente viu a necessidade de ampliar as câmeras para 100% das trilhas. Então hoje é isso que estamos entregando: o compromisso em ter esse espaço aqui seguro para todos os usuários. Por isso, estamos fazendo um acréscimo de 32 câmeras a mais, 12 pontos de vídeo monitoramento, cobrindo 100% das trilhas do horto florestal”, destacou o secretário.

O projeto também será implantado no parque Capitão Ciríaco, localizado no bairro 6 de Agosto, e no Parque Chico Mendes, no bairro Vila Acre. “São parques que recebem milhares de pessoas todos os meses”, pontuou.

O prefeito em exercício, Alysson Bestene, destacou que em vários ambientes da cidade há esse tipo de monitoramento eletrônico através das câmeras 

“E tem demonstrado resultados pelos próprios especialistas de segurança que traz uma sensação de segurança para as famílias de Rio Branco. E diante do episódio que nós tivemos aqui no Horto Florestal, hoje a gente está ampliando para uma área que não era coberta por essas câmaras, que era a trilha e agora nós vamos ter 100% das trilhas cobertas aqui no Horto Florestal. Isso traz a sensação de segurança para qualquer indivíduo que queira ter um hábito no qual venha querer praticar algum crime, algum ato criminoso. Isso vai inibir não somente as câmaras, mas com todas essas placas, avisos, localizações e também o sinal de internet que foi ampliado aqui com o Conecta Rio Branco”, destacou

Outra novidade no ambiente é o programa Conecta Rio Branco que oferece internet gratuita para os usuários do espaço.

“Nós já temos o Conecta Rio Branco no Na Praça da Revolução, no Terminal Urbano, e hoje a gente inaugura aqui, o Horto Forestal, e também no Lago do Amor. Então, internet com capacidade para conectar ao mesmo tempo, com qualidade, até 1.500 pessoas”, explicou o secretário Bino.

Serviço de internet grátis está disponível à população que frequenta o Horto: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Para se conectar a internet basta ler o QR Code na placa de identificação do programa e aceitar os termos de uso. 

“Rapidinho você vai ter acesso à sua rede social, ou enfim, mandar foto para a família, para o mundo, gratuitamente, sem usar seus dados móveis. E nós estamos implantando os pontos preferenciais, aqueles de grande circulação, como o Terminal Urbano, para dar essa inclusão social e também de visitação do público interno e dos nossos turistas. Então, o próximo parque a ser contemplado é o Chico Mendes, que também vai receber o Conecta Rio Branco”, enfatizou.

O vereador João Paulo (Podemos) também esteve presente no evento. O parlamentar ressaltou a importância dos projetos para a população de Rio Branco.

“A gente fica muito feliz, empolgado, enquanto Legislativo, em ver que o Executivo está executando o papel dele de fato, que é cuidar de pessoas, e Rio Branco está avançando nesse segmento. É um momento de inovação tecnológica, ter wi-fi (internet) disponível para as pessoas, crianças, jovens, idosos, adultos. E, também, nós termos hoje a segurança, através da tecnologia, não só aqui, como em outras partes de Rio Branco”, disse o parlamentar.

Prefeito em exercício, Alysson Bestene, falou sobre o investimento: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Expectativa dos usuários

O Horto Florestal é um dos principais pontos que a população de Rio Branco busca para a pratica de exercícios físicos. No espaço, é comum ver pessoas caminhando, correndo ou fazendo trilha como forma de ter um estilo de vida mais saudável. 

A Marta Silva é comerciante e faz caminhada todos os dias no Horto. Segundo ela, o monitoramento da trilha traz mais segurança para ela se exercitar e utilizar os outros espaços do ambiente.

“Porque teve aquele caso e eu não caminhava na trilha, só fazia o percurso ali mesmo (no ambiente de entrada do Horto). E agora com a monitoração, a gente se sente mais segura, confortável e está muito bom. E agora com a internet fica melhor ainda”, ressaltou.

Para a dona Maria Lucilene, de 52 anos, as câmeras vão trazer segurança para quem se exercita diariamente.

“Vai ser muito bom, porque vai ser uma segurança para quem caminha todo dia por aqui. Eu moro do outro lado (na Baixada da Sobral), mas para as pessoas que moram aqui perto, para as crianças, para as pessoas que caminham aqui, vai ser maravilhoso. É muito importante isso”, enfatizou.

Compartilhe em suas redes

Ban_Energisa_25-06-25