
O período de inscrições para garantir a participação na Cavalgada 2025 foi divulgado nesta quarta-feira, 16, pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE). Para aqueles que desejam fazer o percurso em jipes e quadriciclos, a entrega dos documentos inicia nesta quinta-feira, 17, na sede da Secretaria de Turismo, já para quem fará a cavalo, as inscrições iniciam na sexta-feira, 18, no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf). As solicitações serão recebidas das 8h30 às 15h, até 25 de julho.
Os participantes a cavalo devem apresentar Guia de Transporte Animal (GTA), exame de anemia infecciosa equina (AIE) e cópia do RG e CPF. Para jipes e quadriciclos, é necessário apresentar cópia dos documentos de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como forma de garantir a segurança, os cavalos sairão na frente, partir da Rua 24 de Janeiro, e serão seguidos pelos jipes, que devem sair da Rua da Gameleira seguidos pelos quadriciclos, que estarão concentrados na Rua Seis de Agosto.

Durante o anúncio, o diretor da SETE, Jackson Viana, orientou que a população não deixe para se inscrever nos últimos momentos. “Nós já estamos com todo o regramento relacionado a documentação necessária e a gente pede que a população não deixe para última hora, porque geralmente nós temos um volume de inscrições muito grande nos últimos dias e isso afeta o nosso controle e a condição de atender todo mundo com presteza”, disse o diretor.
Além da orientação, Jackson Viana reforçou que o responsável pela inscrição deve ser a mesma pessoa que estará presente na cavalgada. “Lembramos que quem fizer a inscrição, tem que estar lá no dia, seja em cima do cavalo ou pilotando, porque quem fez é quem vai receber a numeração. A numeração é obrigatória e deve estar visível no quadriciclo, jipe ou no animal, porque se a Polícia Militar precisar de uma informação, será em cima dessa identificação. Caso quem esteja lá não for a pessoa que se inscreveu, ela será retirada do evento”, explicou.
Para o secretário da SETE, Marcelo Carvalho, é importante que a população participe da cavalgada de forma consciente e moderada, o que garante a diversão de todos e maior segurança. “A gente pede que as pessoas venham sempre com a finalidade de se divertir, de acompanhar a cavalgada e curtir a música, que bebam com moderação e que não maltratem os animais”, orientou.
Reforço na segurança
A segurança foi reforçada para a Cavalgada 2025, com cerca de 80 agentes de segurança privada dando suporte ao trabalho da Polícia Militar. Uma das novidades da edição é que o percurso irá contar com câmeras de videomonitoramento e banheiros químicos. Equipes do SAMU também estarão presentes no trajeto.
Regras para participação
O número máximo de duas pessoas por quadriciclo está determinado pelas normas da organização, além disso, fica proibido o uso de carretas e o consumo de bebidas alcoólicas. É obrigatório que o responsável pela condução tenha mais de 18 anos. Para quem for a cavalo, está limitado o número de uma pessoa, visando o conforto do animal. O uso de esporas em botas ou calçados também está vetado.
Trio elétrico na Cavalgada
Entre as novidades para o momento que marca o início da maior feira agropecuária do estado, está a realização de shows com artistas locais que irão se apresentar em um trio elétrico que irá acompanhar o percurso. Entre as atrações confirmadas, estão Trio Furacão, Eduardo Casseb, Davi Rocha, Vini Rodrigues, Hangel Borges, DJ, Todinho, DJ, Black e outros.