
Na manhã desta quarta-feira, 9, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, atendendo a convite da Câmara de Vereadores de Plácido de Castro, participou de uma sessão extraordinária para apresentar o Programa “Minha Terra de Papel Passado” e o Projeto de Regularização Fundiária destinado ao município.
Nesta etapa, o projeto contempla mais de 500 famílias e representa um investimento superior a R$ 1,7 milhão realizado pelo Governo do Estado do Acre, por meio do instituto.
A equipe de profissionais do Iteracre permaneceu durante um mês no município, realizando análises técnicas das áreas passíveis de regularização. Durante os levantamentos, foi constatado que, em 2013, aconteceu um processo de início de regularização de 824 lotes do município. No entanto, o processo não avançou devido a entraves nas legislações municipais vigentes à época.
Em 2025, o trabalho está sendo retomado tanto nas áreas anteriormente iniciadas quanto em novas localidades. Após a conclusão de todas as etapas pelo Iteracre, os vereadores aprovaram a alteração de leis municipais que tratam da regularização.
“Agradecemos à Câmara Municipal que recebeu nossa equipe em sessão extraordinária com a presença de nove vereadores, os quais ouviram atentamente a apresentação do programa, compreenderam sua importância para a população placidiana e aprovaram as alterações legislativas necessárias”, disse Gabriela.
A presidente da autarquia também agradeceu a prefeitura. “A parceria com a prefeitura merece agradecimento, já que não mediu esforços para garantir a permanência da nossa equipe técnica no município, promovendo a integração com o Poder Legislativo e viabilizando o avanço do processo de regularização fundiária em benefício da comunidade”, disse.