
O professor e atleta Joamerson Andrade conquistou dois títulos importantes para o Acre nas últimas semanas. Ele participou de três campeonatos seguidos em Manaus (AM) e venceu dois deles, mostrando o talento dos atletas acreanos.
O último título foi conquistado neste domingo, 13, quando Joamerson foi campeão no Campeonato Mundial de Luta Livre Profissional, o maior evento da modalidade no Brasil, que reuniu mais de 2 mil atletas do Brasil e de outros países. Ele venceu na categoria Master 1 faixa roxa pena, sendo o primeiro acreano campeão mundial de luta livre.
Na semana anterior, ele também foi campeão na Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jitsu, competição tradicional de Manaus que chegou à sua 38ª edição, reunindo mais de 1,5 mil atletas. Joamerson competiu na categoria faixa preta Master 2 pena e ficou em primeiro lugar.
Além de competir, o atleta também é professor de jiu-jitsu, luta livre e wrestling. Ele coordena três projetos sociais em Rio Branco e na Universidade Federal do Acre (UFAC), oferecendo aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos.
Joamerson também organiza competições gratuitas para atletas iniciantes e de projetos sociais, com boas premiações, dando mais oportunidades para quem está começando.
O atleta diz ainda que se considera um ativista esportivo, lutando para que sejam criadas políticas públicas de incentivo e apoio aos atletas, como ajuda para viagens e compra de materiais. Segundo ele, é importante que os atletas tenham condições dignas para competir, sem precisar vender produtos em sinais de trânsito para representar o Acre.
“Sigo firme nessa luta, tentando ser exemplo, ser apoio e lutando por direitos e suporte para todos os atletas acreanos”, afirma.