
A maior feira de negócios do Acre, a Expoacre 2025, que neste ano completa sua 50ª edição, tem tido shows lotados e uma grande movimentação nas centenas de estandes espalhados pelo Parque de Exposições Wildy Viana.
A organização do evento e o poder público, seja estadual ou municipal, precisam reforçar suas atuações no parque, seja da segurança à coleta de lixo. Em quatro dias de evento, três deles com shows nacionais, a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade já recolheu 106 toneladas de lixo dos espaços no local.
Segundo o secretário de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, cerca de 50 trabalhadores, por turno, se revezam na limpeza dos espaços com o apoio de 30 maquinários, entre tratores e caçambas.
“É uma determinação da prefeitura que tenhamos um serviço coordenado, dinâmico e muito bem executado aqui no parque de exposições. Temos 50 colaboradores e 30 maquinários, entre pá-carregadeiras, retroescavadeiras e caçambas trabalhando por turnos, estamos aqui das 7h às 21h. Só aqui no parque de exposições já recolhemos 80 toneladas de lixo, uma média de 20 toneladas por dia”, pontuou Roque.
O secretário afirmou ainda que, quando se refere às equipes que trabalham no entorno do parque, o número de homens e máquinas dobra.
“Se contarmos com as equipes que trabalham no entorno do parque, esse número sobe para mais de 100 homens e mais de 50 máquinas. Isso sem contar com outras frentes de serviços que atuam nas regionais de Rio Branco”, disse.
Lucenildo Oliveira da Silva, encarregado da equipe de limpeza da Secretaria Municipal, comentou sobre a destinação do lixo recolhido no parque de exposições.
“Todo esse lixo recolhido aqui dentro do parque de exposições é levado para uma área própria, lá nos fundos do parque, onde são carregados os caminhões coletores, que levam tudo para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre)”, revelou o servidor.