Rio Branco, 9 de julho de 2025.

Contem Vida

Mâncio Lima é o primeiro município do Juruá a ter posto de coleta de leite humano

O município mais ocidental do Brasil faz história ao ser o primeiro município da região do Juruá a implantar um posto de coleta de leite humano. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e integra as ações voltadas à redução da mortalidade infantil e ao fortalecimento do aleitamento materno.

A nova estrutura está em fucionamento desde o início do mês e foi instalada na Unidade de Saúde Dr. Cerqueira, no Bairro Guarani, em Mâncio Lima. O local representa o primeiro posto de coleta do Juruá e funcionará como ponto de apoio para a coleta, armazenamento e envio de leite materno ao Banco de Leite Humano da Maternidade de Cruzeiro do Sul. Além disso, também oferecerá orientação às mães sobre a importância da amamentação e a forma correta de doar.

Unidade será apoio à Maternidade de Cruzeiro do Sul: Foto cedida

O prefeito de Mâncio Lima, José Luiz da Costa, destacou a importância dessa conquista: “Esse posto de coleta de leite humano representa um avanço importante para a saúde das nossas crianças. É um gesto de amor que vai salvar vidas”, disse.

A secretária Municipal de Saúde, Rúsie Paula Lima, ressaltou o compromisso do município com a interiorização dos serviços essenciais: “Estamos garantindo que muitas outras mães possam doar e mais bebês prematuros ou em risco tenham acesso ao leite materno, alimento essencial para o desenvolvimento saudável”, afirmou.

Para a coordenadora do Posto de Coleta Marineis Rodrigues, essa iniciativa é uma forma de Mâncio Lima contribuir com o estado e fortalecer as parcerias.

“O Município está participando nessa rede do bem em parceria com a Sesacre, com o propósito de aumentar as coletas de leite humano, sendo que os bebês do município ficam internados na maternidade de Cruzeiro do Sul, necessitando muitas vezes de leite materno”, afirmou.

Representando a Maternidade de Cruzeiro do Sul, a nutricionista Patrícia Araújo, destacou essa conquista para a Saúde: “Essa iniciativa é um passo importante para o fortalecimento do vínculo entre a atenção primária e a atenção especializada, representada na região, pela Maternidade de Cruzeiro do Sul. Essa unidade de coleta vai ser fundamental para conseguirmos captar mais doadoras neste município e nos demais, através de um trabalho feito por uma equipe treinada e capacitada para dar apoio em tudo que diz respeito à coleta e cuidados com o Leite Humano”, finalizou.

A doadora Natália Oliveira, que é mãe de uma criança de oito meses, falou dessa iniciativa e de sua satisfação em poder doar vida aos que precisam do rico leite materno: “Essa conquista é um marco histórico para Mâncio Lima, pois, esse ato de doar Leite Humano é algo grandioso e ter um espaço específico para isso, com certeza vai facilitar as coletas e aumentar as doações”, destacou.

Natália Silva fez também um convite especial para as mães que residem em Mâncio Lima: “Quero convidar você que é mãe e que amamenta a ser uma doadora, e não tenha medo de faltar leite para seu filho, pelo contrário, doar é um estímulo para produzir ainda mais leite”, finalizou.

Com informações da Agência de Notícias do Acre 

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira