Por Mileny Andrade (estagiária) sob supervisão de Daigleíne Cavalcante

Na noite da última quarta-feira, 16, o líder comunitário Markinhos Barbosa, do Conjunto Rui Lino, em Rio Branco, usou as redes sociais para denunciar mais um episódio de queimada urbana no bairro. Em vídeo gravado no local, ele faz um apelo direto à população e às autoridades para que o problema seja combatido com mais rigor.
“Nosso bairro tem sido alvo das queimadas. Nossas crianças, nossos idosos e nossa população têm sofrido. Vamos combater esse mal, diga não às queimadas!”, escreveu Markinhos em uma das postagens.
O líder comunitário registou o momento em que o Corpo de Bombeiros chegava ao local para conter o fogo. Visivelmente indignado, o líder comunitário desabafou:
“Eu não sei o que passa na cabeça de um ser desse. Tem várias crianças, adolescentes e pessoas com doenças respiratórias. E o cara vem aqui e faz uma queimada dessas.”
Markinhos agradeceu a rápida atuação dos bombeiros e reforçou o apelo por conscientização.
“Estamos fazendo nossa parte, próximos da população, tentando evitar o máximo de danos”, declarou.
As queimadas urbanas, além de ilegais, causam sérios riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, e contribuem para a degradação do meio ambiente.
Como denunciar queimadas urbanas em Rio Branco
A população pode e deve denunciar esse tipo de crime ambiental de forma anônima por diferentes canais:
WhatsApp da Semeia: (69) 98423-4092
Aplicativo Denúncia Ambiente: Disponível para Android e iOS
Telefone 190: Polícia Militar
E-mail: [email protected]
Disque Denúncia: 0300 253 1177 (com WhatsApp anonimizado)
Facebook: facebook.com/linhaverdedd
Site: www.disquedenuncia.org.br
Além das denúncias, a comunidade pode contribuir compartilhando informações e alertando para os riscos das queimadas, especialmente em regiões densamente povoadas.