Rio Branco, 5 de julho de 2025.

Sem Fronteira

O Sorriso de Mariane: Ou melhor, conheça a história de Mariane “preciosa”

Por Lane Valle

Hoje, caros leitores, a coluna chega recheada de afeto, resiliência, coragem e fé. Ser mãe é uma experiência única, cheia de desafios, dúvidas e muito, muito amor. Na maternidade atípica então, tudo isso se intensifica, se transforma, se ressignifica.

Mariane sendo cuidado e ensinando lições que só uma criança é capaz: Foto cedida

Na minha jornada como fonoaudióloga tive a oportunidade de conhecer histórias fantásticas e pessoas incríveis. E uma delas, é uma menininha extraordinária que não bastasse os desafios de chegar ao mundo em plena pandemia mundial, nasceu com toxoplasmose congênita, evoluindo para Síndrome de West e epilepsia refratária.

Seu nome, Mariane, mas por sua história de luta e superação, passou a ser conhecida e reconhecida por Mariane Preciosa. Aos cinco aninhos de vida, encontra-se em tratamento hospitalar, após passar alguns dias na UTI do Hospital da Criança, em decorrência de uma pneumonia.

Atualmente, a pequena está traqueostomizada e segue internada recebendo os cuidados médicos diários. Preciosa, cujo sorriso retrata uma missão que exige fé, coragem e dedicação constante, me fez ressignificar uma velha frase conhecida da saúde, que o paciente não é só um paciente, mas o amor da vida de alguém.

No período em que Mariane esteve como minha paciente, percebi que de alguma ou de mil formas diferentes, criamos uma conexão que transcende a sala de terapia. Talvez sejam vivencias que temos, enquanto profissionais da saúde, quando deixamos a humanização, empatia e compaixão atuarem em conjunto com a nossa relação terapeuta-paciente.

Portanto, hoje posso afirmar, que NÃO! Não se trata apenas do amor da vida de alguém. Esse amor também passa a ser nosso quando assumimos o papel de cuidar e oferecer o melhor aos nossos pacientes. Quando a pequena Preciosa precisou ser intubada, eu estava lá, ao seu lado. Segurei a mão de sua mãe quando a médica disse que o caso era muito grave e que a criança precisaria de uma vaga de UTI.

Nossa, quantas notícias assustadoras ao mesmo tempo. Como não sentir empatia em uma situação assim? Como não chorar junto, não acolher? Não se trata de ser apenas um bom profissional nesses momentos, se trata de ser um bom ser humano, de ter a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Mariane Preciosa é um exemplo, apesar de sua tenra idade, como o amor ao próximo, a inclusão, a solidariedade e a empatia nos torna pessoas melhores. Não é sobre limitações em decorrência de sua deficiência, mas sobre adaptabilidade, resiliência e amor incondicional, independentemente das circunstâncias. 

O Sorriso de Mariane é um lembrete poderoso de que, mesmo diante dos obstáculos mais difíceis, Sorria! Pois somente o amor, nobres leitores, tem poder para iluminar caminhos e transforma vidas. 

Se você quiser conhecer mais sobre a história de vida dessa menininha sorridente e incrível, e acompanhar o seu dia-a-dia e as atualizações sobre seu estado de saúde, siga seu perfil nas redes socias. @mariane_preciosa, administrado por sua mãe, Alcilene Ribeiro.

Lane Valle é fonoaudióloga, jornalista e colaboradora do Portal Acre.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira